Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7584
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PatriciaAntunesTravassos.pdf912,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lavagem de dinheiro : análise descritiva dos sistemas de informação e o papel da comunicação organizacional (estudo de caso de duas instituições financeiras)
Autor(es): Travassos, Patrícia Antunes
Orientador(es): Lima, Samuel Pantoja
Assunto: Lavagem de dinheiro
Arquitetura da informação
Comunicação nas organizações
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 30-Mai-2014
Referência: TRAVASSOS, Patrícia Antunes. Lavagem de dinheiro: análise descritiva dos sistemas de informação e o papel da comunicação organizacional (estudo de caso de duas instituições financeiras). 2013. xi, 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho discute o papel da comunicação organizacional como elemento estratégico na prevenção à lavagem de dinheiro. Partindo da ideia de que as organizações são atores sociais e que incorporam diversas variáveis nas áreas sociais, políticas, econômicas e culturais, busca-se compreender sob o cenário do fluxo informacional construído a partir dos sistemas de duas instituições financeiras públicas, quais as relações de estratégia organizacional a comunicação está inserida. A comunicação organizacional está fora da arquitetura de informação descrita pelos gestores do processo. Apesar da área de comunicação está hierarquicamente posicionada em lugares estratégicos no organograma da empresa, a comunicação ainda é vista como promotora das soluções das demandas advindas das outras áreas. Está muito voltada para a visão do marketing como sinônimo de mera propaganda. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the role of organizational communication as a strategic element in the prevention of money laundering. Starting from the idea that organizations are social actors and incorporate several variables in the social, polítical, economic and cultural, seeks to understand under the scenario of informational flow systems built from two public financial institutions, which relations organizational strategy communication is inserted. Organizational communication is out of information architecture described by the managers of the process. Despite the communication area is hierarchically positioned in strategic places in the organization chart, communication is still seen as a promoter of the solutions resulting from demands of other areas. Is very focused on the vision of marketing.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons