Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mott, Simone Silva Reis | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Paulo Victor Gandra | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paulo Victor Gandra. À pequena sombra do vilão dançarino ou a capivara e outras criaturinhas terríveis. 2013. [44] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Bacharelado em Interpretação Teatral - Artes Cênicas, 2013. | en |
dc.description.abstract | “O Mouro” é um personagem sombrio que possui o dom da transfiguração. Surgiu a partir dos encontros e desdobramentos do personagem Aarão com o universo pessoal do intérprete sertanejo universitário que lhe deu a luz (alias, a sombra) neste processo e seu passeio pelo cerrado goiano. Tudo o que dá vida e forma à ele é terrível, obscuro, surreal e de proporções mitológicas. Porém, algo não aconteceu da maneira correta: O Mouro foi invocado num terreno seco, ensolarado e repleto de árvores contorcionistas, pequis que pensam ser ouro, tamanduás exibicionistas, dragões que não cospem fogo, veados dançarinos, galináceos galãs e capivaras. Muitas capivaras. Essa monografia é composta principalmente por pequenos capítulos que buscam analisar o processo de composição do personagem Aarão da peça A Lastimável Tragédia de Tito Andrônico, de William Shakespeare, orientada e dirigida pela Profa. Dra. Felícia Johansson e integrada pelos alunos da diplomação do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, apresentada em julho (em forma de “protótipo”) e novembro (como resultado final). A análise consiste em pequenos capítulos descritivos e fotográficos permeados de reflexões teórico-conceituais, poéticas e imagéticas. Primeiramente situo o leitor sobre a peça, o personagem e a dança: cerne principal das opções estéticas que norteiam minha composição. Em seguida, dialogando com conceitos do teatro, justifico os desdobramentos do gesto e do movimento na construção das imagens corporais assumidas por Aarão, presentes no espetáculo e ilustrado pelas fotografias. Tudo isso representado por imagens e metáforas que compuseram o meu imaginário criativo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Teatro - construção de personagem | en |
dc.subject.keyword | Criação (Literária, artística, etc.) | en |
dc.title | À pequena sombra do vilão dançarino ou a capivara e outras criaturinhas terríveis | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2014-05-30T01:38:45Z | - |
dc.date.available | 2014-05-30T01:38:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-30T01:38:45Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7582 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
|