Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SimoneMenezesdaRosa.pdf726,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mediações em cultura popular na sociedade da imagem : um tempo vivo e presente
Autor(es): Rosa, Simone Menezes da
Orientador(es): Silva, Nelson Fernando Inocêncio da
Assunto: Multiculturalismo
Cultura popular
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 27-Jul-2013
Data de publicação: 30-Mai-2014
Referência: ROSA, Simone Menezes da. Mediações em cultura popular na sociedade da imagem: um tempo vivo e presente. 2013. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com o intuito de propor um tipo de educação mais voltado para o cotidiano dos educandos e para caminhar cada vez mais próximo dos documentos oficiais do Estado, este estudo procura ir além do senso comum e se aprofundar nos recortes feitos com a finalidade de desenvolver o respeito e tolerância à diversidade cultural. Além do mais, pretende com viabilizar o autoconhecimento do aluno fazendo com que ele se reconheça como produtor de cultura. Sendo assim, o presente trabalho se debruça, antes de tudo, sobre a questão da cultura, em especial da cultura popular. Ele procura pensar as condições de continuidade das tradições populares no contexto das sociedades urbanas contemporâneas, privilegiando nesta análise a experiência gaúcha. Os desdobramentos desse processo, a exemplo dos Centros de Tradições Gaúchas e o papel que estes desempenham no que tange à educação não formal interessa à esta pesquisa. A monografia abrange ainda as peculiaridades geradas a partir dos processos migratórios de sul-rio-grandenses com enfoque no Distrito Federal e as questões alusivas à afirmação de identidade nesse contexto. Ressalta aspectos dos Parâmetros Curriculares Nacionais que sugere uma preocupação especial no que tange ao multiculturalismo. Como aqui a ênfase é dada às representações visuais da identidade gaúcha, recorrer às contribuições fornecidas pelos Estudos da Cultura Visual, como aporte teórico, foi a decisão que pareceu mais pertinente aos interesses discentes manifestos neste texto. É válido lembrar que este é um trabalho inicial que sugere possíveis desdobramentos, portanto não se trata de uma avaliação conclusiva dos conceitos estudos, mas sim de um ponta pé inicial sujeito a alimentações futuras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons