Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7573
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MonicaFerreiraGaspardeOliveira.pdf330,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversos Dias : uma vivência teatral colaborativa da poética da plenitude do ser
Autor(es): Oliveira, Mônica Ferreira Gaspar de
Orientador(es): Della Giustina, Fabiana Marroni
Assunto: Criação (Literária, artística, etc.)
Deficientes e artes
Teatro - produção e direção
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 29-Mai-2014
Referência: OLIVEIRA, Mônica Ferreira Gaspar de. Diversos Dias: uma vivência teatral colaborativa da poética da plenitude do ser. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Artística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este Projeto analisa a criação, em processo colaborativo, da peça teatral “Diversos Dias” que fez parte das oficinas do 1º Festival de Cultura Inclusiva do Distrito Federal. O processo teve o seu início em janeiro de 2013, quando foram convidadas pessoas da comunidade do Distrito Federal que apresentassem, ou não, algum diagnóstico de deficiência para participarem de uma oficina de teatro com possibilidade de apresentação de peça teatral. Como participante do período integral desses nove meses de trabalho nos papeis de educadora, diretora e dramaturgista, proponho-me nesta monografia a refletir acerca da constituição deste grupo com características tão diversas que, sem qualquer vivência teatral anterior, resolveu viver a experiência lúdica de apresentar o cotidiano das pessoas com diagnóstico de deficiência em sociedade por meio do teatro. A monografia discute o processo colaborativo, o enfoque Artaudiano sobre o lugar do texto no teatro, a importância da cena nesta forma de se fazer teatro e, principalmente, tenta reconstituir as impressões advindas da convivência deste grupo, da elaboração e das apresentações da peça Diversos Dias, em Brasília no ano de 2013.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-Licenciatura em Teatro, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Artística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons