Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuanaLearthMoreira.pdf3,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Maria-fumaça e sua maravilhosa busca pelo teatrinho das pipocas
Autor(es): Moreira, Luara Learth
Orientador(es): Mott, Simone Silva Reis
Assunto: Teatro - produção e direção
Criação (Literária, artística, etc.)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 29-Mai-2014
Referência: MOREIRA, Luara Learth. A Maria-fumaça e sua maravilhosa busca pelo teatrinho das pipocas. 2013. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O foco da pesquisa reside no relato crítico acerca do processo de diplomação, do curso de Artes cênicas da Universidade de Brasília do primeiro semestre de 2013, dirigida por Felícia Johanson, onde montamos a peça Tito Andrônico de Shakespeare. A pesquisa perpassa o mapeamento das pulsões criativas que pululam durante o processo de criação, as proposições palpitantes, as vontades criativas inseguráveis que aqui, apelido carinhosamente de pipocas. POW! Além de falar de pipocas, lançarei sobre o processo de montagem da peça, visões sobre possibilidades de horizontalização da criação, para isso partirei de conceitos como divised process e processo colaborativo para analisar a experiência que tivemos. Assim, pretendo rastrear minhas proposições, e perceber suas modificações ao serem expostas e digeridas pelo grupo e direção. Desde as provocações que fizeram surgir as imagens, às interferências do processo sobre as ideias iniciais culminando no resultado final, que aqui entendo como as apresentações de junho de 2013. Ao correlacionar a experiência prática com as conceituações bibliográficas pretendo através de uma escrita poética e patética, analisar as modificações e interferências que ocorreram no decorrer da construção deste espetáculo, entendendo a influência do grupo na minha criação individual, assim como a minha influência na construção do coletivo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons