Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NayaraCarvalho.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento e desenvolvimento de artemisia (Artemisia annua L.) em casa de vegetação do tipo “glasshouse”
Autor(es): Carvalho, Nayara
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Plantas medicinais
Crescimento (Plantas)
Plantas - desenvolvimento
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 29-Mai-2014
Referência: CARVALHO, Nayara. Crescimento e desenvolvimento de artemisia (Artemisia annua L.) em casa de vegetação do tipo “glasshouse”. 2013. viii, 20 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Artemisia annua L. (Asteraceae) é originária de regiões de clima temperado da Ásia e tem sido utilizada pela medicina tradicional chinesa há vários séculos no tratamento de malária. A espécie reveste-se portanto de indiscutível importância em países tropicais onde a presença da malária ainda preocupa as autoridades da área da saúde, o que é o caso da Região Centro-Oeste do Brasil. O objetivo do presente trabalho foi estudar o crescimento e o desenvolvimento de A. annua mediante cultivo em vasos em casa de vegetação. As sementes de A.annua foram produzidas em campo da própria estação e utilizadas para a semeadura em sementeiras tipo caixa contendo a mistura EEB (Estação Experimental de Biologia da UnB – Brasília- DF), mais a formulação 4-14-8, na dose de 100g para 40L da mistura. Após 42 dias da semeadura, foram selecionadas 20 mudas, que estavam no ponto de transplante (média de 15 cm de altura). Dessa forma, foram transplantadas para vasos com capacidade para 2,5L preenchidos com a mistura EEB. Após nove semana de mensurações de altura, as plantas foram pesadas para obtenção das massas fresca e seca da parte aérea. Nas condições do presente ensaio concluiu-se que o cultivo de Artemisia annua em vasos e em casa-de-vegetação é viável e pode ser notavelmente expressivo com porte superior a 1,5m de altura e massa seca da parte aérea com média de 30g.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons