Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AngelinaJunqueiraCarrilho.pdf2,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção e análise bromatológica de repolho e rabanete em consórcio
Autor(es): Carrilho, Angelina Junqueira
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Alimentos - análise
Repolho
Rabanete
Sistemas de cultivo
Data de apresentação: 18-Dez-2013
Data de publicação: 29-Mai-2014
Referência: CARRILHO, Angelina Junqueira. Produção e análise bromatológica de repolho e rabanete em consórcio. 2013. xi, 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da técnica de consorciação de culturas na produção e composição bromatológica de repolho e rabanete. O experimento foi conduzido na área de produção de hortaliças da Fazenda Água Limpa - FAL, da Universidade de Brasília, de julho a novembro de 2013. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com seis tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram os seguintes: monocultura de repolho (Rp6); monocultura de rabanete (Rb42); consórcio com uma linha de repolho e uma linha de rabanete (RpRb1); consórcio com uma linha de repolho e duas linhas de rabanete (RpRb2); consórcio com uma linha de repolho e três linhas de rabanete (RpRb3); consórcio com uma linha de repolho e quatro linhas de rabanete (RpRb4). Foram realizadas duas colheitas de rabanete e uma colheita de repolho e coletadas amostras para análise da massa fresca (MF) e seca (MS) das duas culturas. Foram coletadas 200g de amostra da raiz e parte aérea do rabanete e do repolho para análise de matéria mineral (MM), fibra bruta (FB) e proteína bruta (PB) em laboratório. Na avaliação da raiz de rabanete, houve efeito da colheita em todas as variáveis. Não foi observado efeito dos tratamentos na composição da MF, MS, MM, PB e FB nas raízes de rabanete da primeira colheita, porém, foi observado efeito dos mesmos na MF e PB na segunda colheita. Na avaliação da parte aérea do rabanete, houve diferença entre a primeira e a segunda colheita do rabanete em todas as variáveis, não havendo diferença entre os tratamentos em nenhuma das colheitas. Na avaliação do repolho, não houve diferença entre os tratamentos em relação à composição de MM, PB e FB e na produção de MF e MS. O consórcio de repolho e rabanete mostrou-se viável tecnicamente, não alterando significativamente a qualidade e produção das culturas envolvidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons