Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7551
Título: | Encenação colaborativa : reflexões sobre uma prática pedagógica de valorização das subjetividades |
Autor(es): | Rabello, Tatiana Bevilacqua |
Orientador(es): | Veloso, Jorge das Graças |
Assunto: | Teatro na educação Criação (Literária, artística, etc.) Subjetividade - educação |
Data de apresentação: | 10-Jul-2013 |
Data de publicação: | 27-Mai-2014 |
Referência: | RABELLO, Tatiana Bevilacqua. Encenação colaborativa: reflexões sobre uma prática pedagógica de valorização das subjetividades. 2013. [50 f.] Monografia (Licenciatura em Educação Artística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este projeto se propõe a discutir a utilização da encenação como prática pedagógica a partir de um processo colaborativo de criação teatral. Pelas características horizontais adotadas por este processo, o projeto demonstra que ele pode se configurar como um importante mecanismo de valorização das subjetividades das e dos estudantes inseridos no contexto formal de ensino. Neste sentido, procuro avaliar também o contexto escolar formal a partir das relações de dominação que fazem parte de sua emergência e perpetuação enquanto instituição disciplinar excludente, referenciada especialmente nas discussões de Michel Foucault. A partir deste ponto, procuro estender a abrangência da minha proposta para uma dimensão em que atenda não só às questões vinculadas à aprendizagem da linguagem teatral, mas abarcando ainda pontos que considero relevantes de serem problematizados na própria instituição escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-Licenciatura em Teatro, 2013. |
Aparece na Coleção: | Educação Artística
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons