Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TatianaBevilacquaRabello.pdf707,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Encenação colaborativa : reflexões sobre uma prática pedagógica de valorização das subjetividades
Autor(es): Rabello, Tatiana Bevilacqua
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Teatro na educação
Criação (Literária, artística, etc.)
Subjetividade - educação
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 27-Mai-2014
Referência: RABELLO, Tatiana Bevilacqua. Encenação colaborativa: reflexões sobre uma prática pedagógica de valorização das subjetividades. 2013. [50 f.] Monografia (Licenciatura em Educação Artística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este projeto se propõe a discutir a utilização da encenação como prática pedagógica a partir de um processo colaborativo de criação teatral. Pelas características horizontais adotadas por este processo, o projeto demonstra que ele pode se configurar como um importante mecanismo de valorização das subjetividades das e dos estudantes inseridos no contexto formal de ensino. Neste sentido, procuro avaliar também o contexto escolar formal a partir das relações de dominação que fazem parte de sua emergência e perpetuação enquanto instituição disciplinar excludente, referenciada especialmente nas discussões de Michel Foucault. A partir deste ponto, procuro estender a abrangência da minha proposta para uma dimensão em que atenda não só às questões vinculadas à aprendizagem da linguagem teatral, mas abarcando ainda pontos que considero relevantes de serem problematizados na própria instituição escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-Licenciatura em Teatro, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Artística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons