Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_WellingtondeOliveira.pdf846,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Encenação teatral : um eixo metodológico para o ensino de teatro na educação formal
Autor(es): Oliveira, Wellington de
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Teatro na educação
Representação teatral
Data de apresentação: 8-Abr-2013
Data de publicação: 27-Mai-2014
Referência: OLIVEIRA, Wellington de. Encenação teatral: um eixo metodológico para o ensino de teatro na educação formal. 2013. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho pretende indicar caminhos para que o ensino de teatro na educação formal contemple os aspectos da produção de forma integrada, compreendendo o sujeito em suas dimensões afetivas, cognitivas e sociais, além de identificar e sistematizar formas de organização que possibilitem a construção coletiva do ato teatral no âmbito escolar, entendendo-o como um processo de produção de conhecimentos. Para tal, inicialmente busca compreender o trabalho do professor de teatro a partir de um olhar histórico. Em seguida, disserta sobre a encenação teatral enquanto eixo metodológico para o ensino de teatro, focando nos modos de produção e organização desta, como um objeto artístico e instrumento pedagógico. Também aborda as instâncias de criação que a encenação teatral pode abranger e finaliza apontando as possibilidades de atuação do professor a partir de algumas experiências realizadas em escolas públicas de Brasília/DF.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons