Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7545
Título: | Encenação teatral : um eixo metodológico para o ensino de teatro na educação formal |
Autor(es): | Oliveira, Wellington de |
Orientador(es): | Ribeiro, José Mauro Barbosa |
Assunto: | Teatro na educação Representação teatral |
Data de apresentação: | 8-Abr-2013 |
Data de publicação: | 27-Mai-2014 |
Referência: | OLIVEIRA, Wellington de. Encenação teatral: um eixo metodológico para o ensino de teatro na educação formal. 2013. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O trabalho pretende indicar caminhos para que o ensino de teatro na educação formal contemple os aspectos da produção de forma integrada, compreendendo o sujeito em suas dimensões afetivas, cognitivas e sociais, além de identificar e sistematizar formas de organização que possibilitem a construção coletiva do ato teatral no âmbito escolar, entendendo-o como um processo de produção de conhecimentos. Para tal, inicialmente busca compreender o trabalho do professor de teatro a partir de um olhar histórico. Em seguida, disserta sobre a encenação teatral enquanto eixo metodológico para o ensino de teatro, focando nos modos de produção e organização desta, como um objeto artístico e instrumento pedagógico. Também aborda as instâncias de criação que a encenação teatral pode abranger e finaliza apontando as possibilidades de atuação do professor a partir de algumas experiências realizadas em escolas públicas de Brasília/DF. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons