Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7541
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElioAlvesdaSilva.pdf514,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho voltado a projetos interdisciplinares visando à educação ambiental : um estudo no Centro de Ensino Fundamental 03 de Damianópolis - GO
Autor(es): Silva, Élio Alves da
Orientador(es): Gonzales, Selma Lúcia de Moura
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Mai-2014
Referência: SILVA, Élio Alves da. Trabalho voltado a projetos interdisciplinares visando à educação ambiental: um estudo no Centro de Ensino Fundamental 03 de Damianópolis - GO. 2013. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os estudos geográficos exercem um papel essencial na formação de cidadãos, os quais dispõem de condições efetivas para por em prática ações e projetos que ajudem na preservação, conservação e recuperação ambiental. Tendo como questão norteadora: Se os professores utilizam projetos para promover a educação voltada ao pensamento geográfico? Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo discutir a importância do binômio escola/comunidade, em relação à perspectiva ambiental, por meio de projetos interdisciplinares. Nesse contexto, o questionamento é se a escola está assumindo sua responsabilidade social atuando na formação da cidadania e se a mesma promove a busca da consciência ambiental desses cidadãos e sua atuação efetiva na preservação ambiental. Esse estudo lançou mão da metodologia de pesquisa qualitativa e utilizou o estudo de caso, a amostra selecionada são 15 professores da escola Centro de Ensino Fundamental 03 Damianópolis – GO. como pesquisa de campo. O questionário foi o instrumento selecionado para a pesquisa e os resultados estão expostos através da discussão dos dados apresentados. Pode-se verificar que a escola assume grande relevância ao realizar projetos que visam a sensibilização dos educandos, bem como visando a aprendizagem do educando na busca do pensamento geográfico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Geografia a Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons