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Título: O ensino de geografia para alunos com deficiência auditiva no contexto da escola inclusiva
Autor(es): Trindade, Weverton Gomes da Silva
Orientador(es): Fernandes, Suellen Walace Rodrigues
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Pessoas com deficiência auditiva - educação
Pessoas com deficiência auditiva
Educação inclusiva
Data de apresentação: 21-Out-2013
Data de publicação: 26-Mai-2014
Referência: TRINDADE, Weverton Gomes da Silva. O ensino de geografia para alunos com deficiência auditiva no contexto da escola inclusiva. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Alexânia-GO, 2013.
Resumo: O ensino de Geografia para alunos com deficiência auditiva é um tema relevante e complexo no contexto da escola inclusiva. Com respaldos legais, essa temática envolve adaptações na escola, no currículo, na escolha de recursos e na metodologia de ensino. Com o objetivo de conhecer como ocorre o ensino de Geografia para alunos com deficiência auditiva no contexto da escola inclusiva esta monografia se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica e do estudo da legislação pertinente. Adotou-se o método exploratório orientado pela concepção do paradigma qualitativo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a professores da escola Municipal Rosevir Ribeiro de Paiva em Anápolis-GO que diretamente trabalham o ensino dos alunos com deficiência auditiva daquela unidade. Para os professores, esses alunos têm plena capacidade de adquirirem o conhecimento geográfico dependendo apenas do desenvolvimento de uma língua e da correta escolha, por parte dos professores, de metodologia de ensino e recursos didáticos que contemplem as habilidades e dificuldades dos alunos com deficiência auditiva. O ensino de Geografia para esses alunos se constitui num direito, pois faz parte da construção da escola inclusiva assegurada em lei. Cabe aos professores e demais agentes formadores da escola a oferta de um ensino que considera as habilidades, gostos e dificuldades do aluno. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Geography teaching for students with hearing impairment is a complex and important issue in the context of the inclusive school. Supported by the law, this issue involves adaptations in school, the curriculum and the choice of resources and teaching methodology. In order to know how is the teaching of Geography to students with hearing impairments in the context of inclusive school this monograph was developed from the literature and the study of relevant legislation. We adopted the method of design –driven exploratory qualitative paradigm. Data were collected through semi-structured interviews applied to schoolteachers Municipal Rosevir Ribeiro de Paiva in Anapolis -GO to work directly teaching students with hearing impairments that unit. For teachers these students have full capacity to acquire geographic knowledge depending only on the development of a language and the correct choice on the part of teachers, teaching methodology and teaching resources that address the skills and difficulties of students with hearing impairment. The Geography teaching for these students is a right, as part of the school building inclusive assured by law, fall to teachers and other school staff trainers to offer an education that considers the abilities, tastes and difficulties of the student.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.
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