Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MairaGeraldoFigueiredo.pdf459,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A imagem, o ensino e o currículo : um estudo sobre o currículo da rede pública do Distrito Federal para o Ensino Fundamental – anos finais, pela perspectiva da cultura visual
Autor(es): Figueiredo, Maíra Geraldo
Orientador(es): Peres, Maria Britania Brito Vianna
Assunto: Arte - estudo e ensino
Ensino fundamental
Ensino público
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 23-Mai-2014
Referência: FIGUEIREDO, Maíra Geraldo. A imagem, o ensino e o currículo: um estudo sobre o currículo da rede pública do Distrito Federal para o Ensino Fundamental – anos finais, pela perspectiva da cultura visual. 2013. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A autora inicia o presente trabalho relatando e relembrando sua trajetória no curso de licenciatura em artes visuais, buscando temas e objetos que permaneceram em questão até então. Na reta final do curso, procura se aprofundar nos estudos da cultura visual, traçando um histórico a respeito desse campo de estudo. Partindo das problematizações da cultura visual da arte/educação, questiona o ensino atual, buscando amplia-lo e tomar o espaço das aulas para explorar seu grande potencial em fazer uma real diferença no desenvolvimento de estudantes. Como era preciso delimitar o tema de pesquisa, a autora optou por fazer uma análise do curriculo para o Ensino Fundamental – anos finais, que compreende o 6º ao 9º anos. Encontrou desafios ao perceber a falta de conexão entre as ideias para o desenvolvimento dos estudantes de Ensino Fundamental e o currículo resultante de artes visuais. Buscou então traçar possíveis caminhos a serem percorridos, mas ao final da pesquisa percebeu que este é apenas o início. Concluiu o trabalho projetando ideias para o futuro, almejando continuidades e cada vez mais experiências e estudos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons