Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RafaelMoraesGazzinelli.pdf925,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inferência Bayesiana na análise de dados de experimentos planejados
Autor(es): Gazzinelli, Rafael Moraes
Orientador(es): Vieira, Afrânio Márcio Corrêa
Assunto: Estatística matemática
Modelos lineares (Estatística)
Processo estocástico
Monte Carlo, Método de
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 23-Mai-2014
Referência: GAZINELLI, Rafael Moraes de. Inferência Bayesiana na análise de dados de experimentos planejados. 2013. xiii, 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em estudos de experimentos planejados a Estatística Clássica é a base para análise dos experimentos, porém, existem trabalhos publicados no Brasil que já utilizaram métodos Bayesianos. Neste trabalho foi utilizado as duas abordagem para análise de um experimento real fornecido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A vantagem da inferência Bayesiana consiste em obter uma função de densidade contendo toda a informação probabilística a respeito dos parâmetros de interesse. O trabalho, na primeira parte, revisa a literatura Bayesiana, simulação estocástica, Método de Monte Carlo via Cadeia de Markov, algoritmos de Metropolis-Hastings, Amostrador de Gibbs, introdução aos modelos lineares generalizados e diagnósticos de convergência da cadeias, como Geweke, Raftery-Lewise Heidelberger-Welch. Em segunda etapa realizou-se um estudo de caso tratado pelas abordagens Clássica e Bayesiana. Os resultados obtidos em ambos os métodos foram comparados e obtiveram os valores estimados dos parâmetros e os intervalos de confiança e credibilidade aproximados. A abordagem Bayesiana mostrou-se eficiente e satisfatória mesmo utilizando distribuições a priori vagas. Os dados foram tratados utilizando o software SAS, que se mostrou eficaz e robusto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons