Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ SandroFranciscoFerreira.pdf727,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Escola Estadual Paulo Freire do Assentamento Antônio Conselheiro : uma escola viva em construção
Autor(es): Ferreira, Sandro Francisco
Orientador(es): Queiroz, João Batista Pereira de
Assunto: Escolas
Educação do campo
Movimentos sociais rurais
Assentamentos rurais
Data de apresentação: 15-Dez-2013
Data de publicação: 22-Mai-2014
Referência: FERREIRA, Sandro Francisco. A Escola Estadual Paulo Freire do Assentamento Antônio Conselheiro : uma escola viva em construção. 2013. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O Assentamento Antônio Conselheiro, Médio Norte, município de Barra do Bugres no Estado de Mato Grosso nasceu da organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que de acordo com a forma de se organizar foi aos poucos se apropriando das conquistas inerentes às lutas dos sujeitos do campo pela terra, escola e melhores condições de vida. Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender a Escola Estadual Paulo Freire como fruto destas conquistas a partir da concepção de “Escola Ligada a Vida”, em Pistrak e Gramsci que teoriza um modelo de educação que vise o trabalho como princípio educativo para os estudantes no contexto do campo. A metodologia usada para esta pesquisa baseou-se em análise de documentos da escola como PPP (Projeto Político Pedagógico), inventários e a inserção na escola onde foi realizado observações, estágios e a participação em Reuniões Pedagógicas e Encontros de Formação. Diante das questões abordadas neste trabalho, pode-se concluir que a Educação do Campo está sendo construída a partir das lutas do (MST) que continua a enfrentar grandes desafios e dificuldades na implantação deste projeto de vida e dignidade para os povos do campo.
Resumén: El Asentamiento Antonio Consejero, Medio Norte, municipio de Barra del Cornetas en el Estado de Mato Grosso nacido de la Organización del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) que acuerdo Con La forma de organizarse fue al Poco de las apropiando está logros inherentes Luchas a las de los Sujetos del Campo Por La Tierra, y Mejores Condiciones Escuela de la vida. Este Trabajo y dirigido Tuve analizar comprender el Estado Escuela Paulo Freire como resultado de estos logros de la Concepción de"En la Escuela a la Vida", y en la ONU Pistraque Gramsci teorizó que el modelo de Educación dirigido El Trabajo como principio educativo para los Estudiantes con baño contexto el campo del. La metodología utilizada para esta investigación se basó en la Escuela Analice de documentos tales como PPP (Proyecto Político Pedagógico), su inserción en los inventarios de Escuela y donde fue hecho Observaciones, etapas y en la Participación Reuniones Pedagógica y Encuentros de Formación. Delante De Las Cuestiones abordadas en this Trabajo, Florerias concluyen que la Educación del Campo se construye a partir siendo las Luchas del (MST), que continúa enfrentando serios retos y dificultades en la Implantación de esta vida y el Proyecto Para Los pueblos del Dignidad campo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons