Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/751
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_RicardoPereiraSoares.pdf446,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O assistente social e a adoção por (casais) homossexuais : entre o direito e o preconceito
Autor(es): Soares, Ricardo Pereira
Orientador(es): Souza, Marcos Francisco de
Assunto: Homossexualidade
Família
Adoção
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 24-Nov-2009
Referência: SOARES, Ricardo Pereira. O assistente social e a adoção por (casais) homossexuais: entre o direito e o preconceito. 2007. 71 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este trabalho parte de um referencial teórico oferecido pelos estudos de gênero, de família, sexualidade e conjugalidade, bem como da pesquisa realizada junto as assistentes sociais na seção de adoção da Vara de Infância e Juventude do Distrito Federal e Territórios acerca do processo de adoção e como esse se materializa quando é solicitado por um (casal) homossexual. Com a constituição deste trabalho, observaram-se particularidades acerca do processo de adoção (principalmente como via para se impetrar a homoparentalidade), construir um conceito de família para além do referencial biológico que reduz esta instituição a uma forma onde se perpetua a diferenciação dos sexos e seu interrelacionamento de laços sanguíneos. Prontamente, a construção deste oportunizou pensar a família em temos mais sociológicos na qual a relação estabelecida entre os conviventes seja a base do vinculo familiar, onde tal relação paute-se pelo cuidar mútuo, pelo afeto entre as partes e pelo laço de convívio estabelecido, independentemente se o sexo dos parceiros seja análogo ou não. requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.751
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.