Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FernandoMarinhodeSouza.pdf543,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Legislativo subnacional : um olhar sobre a produção legislativa dos distritais balizada por sua relação com executivo local
Autor(es): Souza, Fernando Marinho de
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Poder Legislativo
Câmaras legislativas - Distrito Federal
Produtividade governamental
Deputados
Projetos de lei
Data de apresentação: Dez-2012
Data de publicação: 22-Mai-2014
Referência: SOUZA, Fernando Marinho de. Legislativo subnacional: um olhar sobre a produção legislativa dos distritais balizada por sua relação com executivo local. 2012. iii, 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta monografia no campo dos estudos legislativos aborda a Câmara Legislativa do Distrito Federal, considerada a relação com o Governo do Distrito Federal. O Legislativo é encarado no nível micro, ou seja, os parlamentares com seus respectivos projetos de lei, nos dois anos iniciais das legislaturas de 2007 a 2010 e de 2011 a 2014. Os parlamentares foram divididos entre participantes da coalizão do governo local ou não, enquanto os projetos de lei foram classificados por três dimensões, abrangência, efeito e assunto, e também quanto à difusão de benefícios. O intuito foi averiguar se os deputados distritais mudam a forma de distribuir benefícios conforme a relação com o Executivo. O estudo não pode ser considerado conclusivo, apesar de serem assemelhadas as configurações dos projetos de lei em âmbito nacional com os apresentados na CLDF do tipo distrital-benéfico-social. Ficou marcado também que os distritais, assim como os parlamentares federais, procuram preferencialmente apresentar projetos de lei de ampla difusão aos de difusão restrita. A pesquisa procurou ressaltar as preferências dos deputados dando importância também à trajetória individual deles. Considera-se que a proposta traz contribuições relevantes para posteriores investigações na linha de preferências dos representantes de Legislativos subnacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2012.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons