Título: | Razão, retidão e justiça : a questão do conhecimento em A cidade das damas de Christine de Pizan |
Autor(es): | Rubin, Anderson Cardoso |
Orientador(es): | Bensusan, Hilan Nissior |
Assunto: | Pizan, Christine de, 1363-1430 Filosofia medieval |
Data de apresentação: | 10-Dez-2013 |
Data de publicação: | 22-Mai-2014 |
Referência: | RUBIN, Anderson Cardoso. Razão, retidão e justiça: a questão do conhecimento em A cidade das damas de Christine de Pizan. 2013. 49 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Em A cidade das damas, de Christine de Pizan (1366-1430), a narrativa é estruturada pelo encontro dialético de Christine – a personagem alter ego da autora – e três figuras alegóricas de damas que personificam a Razão (Raison), a Retidão (Droiture) e a Justiça (Justice). O presente estudo busca descrever o conhecimento nos livros que compõem a referida obra: no Livro I, o conhecimento a partir do nosce teipsum e a relação que cada mulher estabelece com o seu próprio corpo como via de experiência direta; no Livro II, o conhecimento da verdade como a justa medida do bem e como fundamento das virtudes cardeais; e, no Livro III, o conhecimento contemplativo como denúncia e resposta ao mais brutal argumento misógino, o feminicídio. Busca ainda reconstituir o debate entre a autora ítalo-francesa e a tradição filosófica antiga e medieval, apontando os caminhos que ela propõe para a revolução, a resiliência e a resistência do feminino ante o pensamento misógino. |
Abstract: | In The book of de City of Ladies, by Christine de Pizan (1366-1430), the narrative is structured by the dialectic appointment of Christine – the alter ego character of the authoress – and three allegorical figures of ladies who personify Reason (Raison), Rectitude (Droiture) and Justice (Justice). This study seeks to describe the knowledge in books that make up such work: in the Book I, the knowledge arisen from nosce teipsum and the relationship that each woman has with her own body by way of direct experience; in the Book II, knowledge of truth as the proper measure of the good and as a basement of the cardinal virtues; and, in Book III, the contemplative knowledge as complaint and response to the most brutal misogynist argument, the femicide. It also seeks to reconstruct the debate between the Italo-French authoress and medieval and ancient philosophical tradition, pointing out the ways that it proposes to revolution, resilience and resistance of the female before the misogynistic thinking. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013. |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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