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Título: “Aprendê de cabeça” : a viola caipira nas Folias de Reis
Autor(es): Corrêa, Jussânia Borges
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Viola
Festas populares
Cultura popular
Festas religiosas
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 22-Mai-2014
Referência: CORRÊA, Jussânia Borges. “Aprendê de cabeça”: a viola caipira nas Folias de Reis. 2013. 91 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Folia de Reis é uma manifestação popular que envolve música e devoção. A viola caipira é um dos instrumentos característicos dessa festa religiosa bastante presente em várias regiões do interior do Brasil. Esta monografia foi desenvolvida com objetivo de investigar, sob o ponto de vista de violeiros foliões, as características do processo de aprendizagem e performance da viola no contexto da Folia de Reis. A pesquisa foi norteada por quatro objetivos específicos: investigar como os violeiros foliões percebem seu processo de aprendizagem na Folia de Reis, suas estratégias e formas de apropriação e transmissão de conhecimentos; identificar os significados que motivam essa aprendizagem; identificar formas de registro (gravados ou escritos) da performance da viola na Folia de Reis; investigar sobre a continuidade de transmissão, permanência e transformação do uso da viola nas Folias de Reis. Para buscar nas origens culturais e beber na fonte, realizei uma pesquisa de campo com observação participante e entrevistas semi-estruturadas, participando de um encontro de Folia de Reis em um povoado no interior do Triângulo Mineiro, localizado a 15 km de Uberaba, cidade considerada a capital da Folia de Reis do Brasil. As falas dos quatro violeiros foliões entrevistados são permeadas de significados, valores e emoções, e revelam um envolvimento pessoal em que, participar das folias vem de uma forte tradição que requer mais devoção, fé e comprometimento, do que ser um virtuose no instrumento. A oralidade está presente e a aprendizagem é informal, apesar dos violeiros foliões entrevistados acreditarem que o estudo mais aprofundado da viola caipira é importante. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Folia de Reis is a popular party which involves music and devotion. The viola is one of the characteristic instruments of this religious festival and it is present in several regions of the interior of Brazil. This monograph aimed to investigate under the point of view of its musicians (violeiros foliões), the characteristics of viola‟s learning and performance in the Folia de Reis context. The research was oriented by four specific objectives: to investigate how the folia‟s musicians (violeiros foliões) perceive their learning process in the Folia de Reis, their strategies and forms of ownership and transfer of knowledge; of viola‟s practice and in groups, their strategies, their interpreters, and their concepts; to investigate the meanings that motivate their learning; to identify forms of music registration (recorded or written) of viola‟s performance in the Folia de Reis; to investigate the continuity transmission, the storage and the transformation among them. To get in cultural backgrounds and “drink at the fountain”, I conducted a field research with participant observation and semi-structured interviews, attending a meeting of Folia de Reis in a village in the interior of Triângulo Mineiro, located 15 km far from Uberaba, the capital of Folia de Reis in Brazil. The statements of the four interviewed viola`s players are permeated with meanings, values and emotions, and reveal personal involvement which, attend the revelry comes from a strong tradition that requires more devotion, faith and commitment than to being a virtuoso on the instrument. Orality is present and the learning process is informal, despite the viola‟s players believing the viola‟s formal learning as an important issue.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2013.
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