Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_OrlandoNobredeMedeiros.pdf611,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Denis Diderot : reflexão acerca do belo e da crítica de arte
Autor(es): Medeiros, Orlando Nobre de
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Crítica de arte
Diderot, Denis, 1713-1784
Arte - filosofia
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 21-Mai-2014
Referência: MEDEIROS, Orlando Nobre de. Denis Diderot: reflexão acerca do belo e da crítica de arte. 2013. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Essa pesquisa dedica-se à análise da concepção diderotiana do destino estético do conceito de belo no século XVIII, e à formulação da crítica de arte, portanto, prioriza analisar nas obras “Tratado sobre o Belo” e “Ensaios sobre a Pintura” a contribuição do trabalho filosófico estético de Denis Diderot para a reflexão acerca do belo e sua relação com a crítica de arte. Analisaremos o conceito de arte e sua relação com o belo e os aspectos introdutórios acerca do belo, para apresentar os pensadores contemporâneos à Diderot que na concepção do mesmo foram os que melhor refletiram acerca da temática. Em seguida, trataremos da crítica desenvolvida por Diderot acerca da concepção de belo desses autores e, elucidaremos aquilo que seja o belo diderotiano. Por fim, trataremos da atuação de Diderot nos Salões de Arte francês de 1765, apresentando suas análises dos quadros dos pintores Chardin, Greuze e Vernet com a finalidade de elucidar o trabalho de Diderot como crítico de arte e sua novidade à estética do século XVIII. Diderot conceitua belo como relação, afirma que é por meio da relação que se percebe a beleza do objeto, e formula um estilo literário próprio para descrever os quadros observados nos Salões de Arte, o que ocasionou uma revolução na crítica de arte do século XVIII.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons