Resumo: | Este trabalho discorre sobre a mobilidade urbana, que demanda soluções para mitigar e reduzir os problemas enfrentados pela população das cidades. Primordialmente pedestres e ciclistas devem ter seu espaço garantido e respeitado. A sustentabilidade nos transportes é uma das questões que este início de século traz à tona, e a questão da integração intermodal torna-se necessária para gerar agilidade e conforto para quem se desloca. O objetivo principal deste trabalho é gerar uma tabela com um panorama sobre a integração entre bicicleta e transporte sobre trilhos nas cidades brasileiras, coletando dados nos sites das operadoras, em trabalhos acadêmicos e por contato telefônico quando necessário. Inicialmente Paris, Cidade do México, Santiago e Buenos Aires são abordadas como exemplos, é explicado como ocorre a integração bicicleta-metrô no Distrito Federal e em seguida são destacados avanços, principalmente do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal brasileiro. Por fim, são propostos motivos para as limitações de integração nas cidades brasileiras e se conclui que investimentos, especialmente em transportes de passageiros sobre trilhos, infraestrutura e campanhas educativas, e informações precisas e disponíveis são fundamentais para promover a mobilidade urbana. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work discusses the urban mobility, which demands solutions to mitigate and reduce problems dealt by cities population. Essentially, pedestrians and cyclists must have their space guaranteed and respected. Transport sustainability is one of the topics that the beginning of this century brings up for discussion, and the intermodal integration becomes necessary to offer speed and comfort to everyone moving in the cities. The main purpose of this work is to create a table with a broad view of the integration between bicycle and rail transport in Brazilian cities, collecting data in the operating companies’ websites, in academic publishing and by phoning when necessary. Paris, Mexico City, Santiago and Buenos Aires are broached as examples, the integration between bicycle and subway at Federal District is explained and then advances are highlighted, mainly from the Brazilian Federal Government Growth Acceleration Program. Finally, some reasons for Brazilian cities integration limitations are proposed and it is concluded that investments, particularly on rail passenger transport, infrastructure and educational campaigns, and precise and available information are essential to promote urban mobility. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013. |