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2013_LeticiaOlanoMorganttiSalustianoBotelho.pdf671,21 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRufinoni, Priscila Rossinetti-
dc.contributor.authorBotelho, Letícia Olano Morgantti Salustiano-
dc.identifier.citationBOTELHO, Letícia Olano Morgantti Salustiano. Imagens e fraturas da história: arte e crítica social em Walter Benjamin. 2013. 84 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho de monografia pretende abordar as considerações de Walter Benjamin acerca das potencialidades de crítica social a partir da arte. Assim, pretende-se partir de suas concepções epistemológicas das obras de arte como objetos de estudo capazes de fornecer uma verdade histórico-social, como mônadas, que carregariam em si uma historicidade intensiva imanente, bem como da metodologia para uma crítica de arte capaz de fazer com que tal teor das obras venha à tona, revelando-se, assim, também como crítica social. Em seguida, a partir do diagnóstico de Benjamin acerca da destruição, na modernidade, da experiência e das tradicionais formas de narrativa que nela se sustentavam, surge a questão de pensar a construção de novas linguagens artísticas a partir das quais se possa estabelecer uma relação entre arte e crítica social, novas possibilidades formais para uma nova função social da arte, de engajamento e intervenção política, opondo-se ao status de autonomia da arte adquirido na sociedade burguesa. Tendo em vista tais considerações, pretende-se, nos momentos seguintes, abordar suas interpretações acerca do surrealismo e do teatro épico de Bertolt Brecht, fenômenos da arte moderna que, salvo suas especificidades, são marcados explícita e conscientemente pela historicidade em sua própria forma, pela ruptura frente à tradição e por um projeto de crítica social. Neste contexto, temos a valorização de Benjamin da imagem, da figura do corpo humano e dos procedimentos de montagem, voltados para um choque perceptivo, típicos das vanguardas históricas. Este parece ser o cerne em torno do qual irão girar as interpretações de Benjamin acerca das potencialidades de crítica social e atuação política de tais fenômenos artísticos. Buscaremos, então, mostrar que sua concepção de crítica histórico-social gira em torno de noções como a de destruição de uma dada configuração factual dos fenômenos em seus elementos constitutivos, trazendo à tona a possibilidade de uma outra organização, e de interrupção de uma narrativa linear e oficial da história, que permita vir à luz uma história esquecida ou recalcada da perspectiva dos historicamente explorados.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrítica de arteen
dc.subject.keywordBenjamin, Walter, 1892-1940en
dc.subject.keywordArte - filosofiaen
dc.titleImagens e fraturas da história : arte e crítica social em Walter Benjaminen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-05-19T13:49:07Z-
dc.date.available2014-05-19T13:49:07Z-
dc.date.issued2014-05-19T13:49:07Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7473-
dc.language.isoPortuguêsen
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