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dc.contributor.advisorOliveira, Erika Bauer de-
dc.contributor.authorGomes, Marja Ferreira-
dc.identifier.citationGOMES, Marja Ferreira. Cinema e cristianismo: a retomada da ética cristã na narrativa cinematográfica contemporânea. 2013. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.en
dc.description.abstractTrata-se de pesquisa que analisa a interação entre Cinema e Cristianismo. Estuda a retomada da ética cristã na narrativa cinematográfica contemporânea. Objetiva promover interação entre estudos de ciência e religião, visto que o cristianismo raramente é analisado em pesquisas acadêmicas de comunicação e audiovisuais devido a afastamentos entre ciência e religião. Para tanto, analisa, no primeiro momento, a jornada do herói vista pelo prisma dos quatro pilares do Cristianismo, quais sejam: criação, queda, redenção e consumação. Posteriormente, pesquisa as formas de retratação da ética cristã na história do cinema. No segundo momento são analisados o novo conceito de arte sob o prisma da cosmovisão cristã; e os aspectos estéticos nos quais a produção cinematográfica se baseia para que o cinema cristão alcance os sentidos do espectador, de forma a promover interação de cultura e conhecimento de universos ainda pouco explorados. Como objeto de pesquisa foi selecionado para análise o filme “A Árvore da Vida” (2011), de Terrence Malick. Conclui-se que o filme utiliza-se de diferentes níveis poéticos, estruturas metafóricas e fundamentação científica para realizar um filme artístico que representa um novo tipo de linguagem de inserção da religião na narrativa cinematográfica. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractResearch analyzing the relation between Cinema and Christianism. Studying christian ethics applied to contemporary cinematographic narrative. It promotes the interaction of studies about science and religion, since christianism is rarely analyzed in communications and audiovisual academic researches due to distance between science and religion. To do so, it analyzes, at first, the hero's journey through the prism of Christianism's four pillars: Creation, Fall, Redemption and Accomplishment. Afterwards, searches ways of retraction of christian ethic in the history of cinema. Secondly are analyzed the new concept of art under christian cosmovision's prism; and aesthetic aspects on wich cinematographic production is based so christian cinema touches its espectator's senses, in a way to promote interaction between culture and knowledge in universes yet to be explored. As a research object Terrence Malick's “The Tree of Life” (2011) was selected. Concludes that the movie employs different poetic levels, metaphoric structures and scientific foundation to create an artistic film wich represents a new kind of language inserting christianism in cinematographic narrative.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCristianismoen
dc.subject.keywordArte e religiãoen
dc.subject.keywordCinema - enredos, temas etc.en
dc.subject.keywordLinguagem cinematográficaen
dc.subject.keywordCinemaen
dc.titleCinema e cristianismo : a retomada da ética cristã na narrativa cinematográfica contemporâneaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-05-15T00:54:43Z-
dc.date.available2014-05-15T00:54:43Z-
dc.date.issued2014-05-15T00:54:43Z-
dc.date.submitted2013-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7460-
dc.language.isoPortuguêsen
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