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Título: A criatividade em oficinas de música da escola parque de Brasília : concepção de professores de música
Autor(es): Krentz, Priscila Dublim
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Criatividade
Música - instrução e estudo
Musicalização
Prática de ensino
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 13-Mai-2014
Referência: KRENTZ, Priscila Dublim. A criatividade em oficinas de música da escola parque de Brasília : concepção de professores de música. 2013. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com quatro professores de música de duas Escolas Parque de Brasília com o objetivo de conhecer as concepções sobre a criatividade que orientam suas práticas pedagógico-musicais. Especificamente, visa compreender: como eles conceituam criatividade, que atividades consideram criativas, como percebem e exploram a criatividade na sala de aula, que conhecimentos eles consideram necessários para desenvolvê-la na aula de música e os fatores que podem incentivar ou inibir a criatividade. A coleta de dados foi feita por meio de observações das aulas de música e entrevistas individuais, ambas do tipo semiestruturada. O referencial teórico é baseado na abordagem sistêmica de Csikszentmihalyi (1997), que afirma que a criatividade deve ser entendida a partir da inter-interação entre três dimensões: 1) o indivíduo e sua bagagem pessoal; 2) o domínio, relacionado aos conhecimentos, habilidades e técnicas referentes a uma área específica do saber e 3) o campo, ou seja, o contexto social. Na mesma perspectiva, temos a teoria da aprendizagem criativa (CRAFT; CREMIN; BURNARD, 2008), que estuda o comportamento do professor e do aluno bem como as ações e interações desenvolvidas na sala de aula. Os resultados obtidos revelam que para os professores a criatividade está associada às novas ideias, consideradas originais ou reformuladas, que podem ser desenvolvidas por meio de atividades de criação, de arranjo e de improvisação. Para isso é fundamental adquirir o domínio de técnicas e conhecimentos musicais básicos, a familiaridade com o instrumento e propiciar liberdade para a exposição das ideias. Os professores percebem algumas possibilidades e situações para a promoção da aprendizagem criativa, mas reconhecem que, na maioria das vezes, as aulas priorizam a imitação e a repetição. Dentre os fatores que inibem o potencial criativo dos professores e que refletem na aprendizagem dos alunos estão as salas de aulas lotadas, a falta de continuidade das atividades devido a grande rotatividade das turmas, a falta de professores habilitados em música, a indefinição de conteúdos curriculares e a necessidade de maior diálogo entre os professores e a administração educacional do Distrito Federal. Os resultados indicam a necessidade de qualificar os recursos materiais e humanos para propiciar o desenvolvimento de habilidades e ações criativas na prática docente. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research was conducted with four music teachers of two Escolas Parque of Brasília, Brazil, in order to know the conceptions of creativity that guide their pedagogical and musical practices. More specifically it aims to understand how they conceptualize creativity, what kind of activities they consider creative, how they perceive and how they explore the creativity in their classroom, what knowledges they consider necessary to develop creativity in music class and what factors should encourage or inhibit the creativity. The data collection was done through observations of music classes and individual interviews, both the semi-structured type. The theoretical framework is supported by Csikszentmihalyi’s system model (1997), which states that creativity should be understood from the interrelations of three dimensions: 1) the domain, related to the knowledge, skills and techniques for an area of specific knowledge; 2) the field, the social context and experts in the area and 3) the person and their personal baggage. In the same perspective, we have the creative learning theory (CRAFT; CREMIN, BURNARD, 2008), which focuses in the teachers and in the students behavior and in the actions and in the relationships developed in the classroom. The results show that, for teachers, creativity is associated with new ideas, original or amended. They believe that these ideas could be developed through creation, arrangement and improvisation activities. It is important to develop the domain of techniques and basic musical knowledge, the familiarity with the musical instruments, and to stimulate the freedom of exposing the ideas. Teachers realize some possibilities and situations for promoting creative learning, but they recognize that in the majority of the cases the lessons prioritize imitation and repetition activities. Some of the factors that inhibit the teacher’s creative potential and could reflect on student learning are: the overcrowded classrooms, the lack of continuity of the learning activities because of the high turnover of the classes, the lack of qualified teachers in music, the no definition of curricular contents and the lack of dialogue between teachers and government administration.. The research results highlight the need to qualify the materials and humans resources for handling the development of skills and creative actions in teaching practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2013.
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