Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdrianoShiroakiYamada.pdf4,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da analise dimensional em conteúdos de química no ensino médio brasileiro
Outros títulos: Aplicação da analise dimensional nos nas obras de química aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático de 2012
Autor(es): Yamada, Adriano Shiroaki
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Análise dimensional
Unidades de medida
Livros didáticos
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Mai-2014
Referência: YAMADA, Adriano Shiroaki. Aplicação da analise dimensional em conteúdos de química no ensino médio brasileiro. 2013. v, 112 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: É curiosa a obsessão de alguns alunos por decorar fórmulas, considerada por eles como obrigatórias para resolução de problemas. Ficam horas para decorar tais fórmulas, acreditando que o conhecimento de Ciências está mais associado a saber fórmulas e mais fórmulas, imaginando que o sucesso no vestibular está ligado a uma simples questão de memória. Estratégias como essas são equivocadas e pouco contribuem para a melhoria da aprendizagem de Ciências. Muitos educadores também afirmam ser fundamental conhecer uma determinada fórmula para resolver um problema. Quando uma sociedade não promove o desenvolvimento do ato de pensar, encontramos respostas robotizadas, negligenciando-se o significado de solucionar um problema. Fórmulas não devem ser colocadas como elemento principal na solução de problemas. Por isso, nesse TCC recomenda-se complementar o conteúdo atual com a analise dimensional e a álgebra de grandezas, dessa forma a resolução de problemas se torna mais prática e sem ter que recorrer a memorização de fórmulas. Nesse trabalho objetivou-se fazer um estudo do emprego da análise dimensional associada aos cálculos de grandezas, de maneira que possam ser adequados e aplicados aos conteúdos gerais no ensino médio de Química. Também foram analisadas algumas das obras didáticas usadas neste mesmo nível de ensino. A escolha das obras analisadas baseou-se no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012, usando como base, as obras, direcionadas aos alunos, aprovadas pelo programa. A metodologia adotada observava se tais obras abordavam o método da analise dimensional ou se apenas priorizavam solução por memorização de fórmulas. Caso optassem apenas pela segunda alternativa, é proposta uma sugestão de como esses cálculos podem ser realizados pela análise dimensional. Os resultados mostraram que das obras analisadas, apenas uma apresentou o método de analise dimensional e a álgebra de grandezas. As outras recorreram à constante memorização de fórmulas em determinados conteúdos (como quantificação da concentração de soluções). Uma das obras apresenta uma fórmula incorreta na determinação de densidade de soluções. Nesse TCC foi mostrado por meio da analise dimensional, qual seria uma solução mais adequada. Também foi possível observar que em comparação com o uso das regras de três tradicionais, a análise dimensional permite uma resolução mais dinâmica e compacta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons