Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IanaAlvesdeLima.pdf399,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Carreira e motivações parlamentares : padrões de trajetória de deputados federais e a alternância entre cargos no Poder Executivo e Legislativo
Autor(es): Lima, Iana Alves de
Orientador(es): Carvalho, André Borges de
Assunto: Poder Legislativo
Poder Executivo
Deputados federais
Políticos
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 12-Mai-2014
Referência: LIMA, Iana Alves de. Carreira e motivações parlamentares: padrões de trajetória de deputados federais e a alternância entre cargos no Poder Executivo e Legislativo. 2013. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho busca trazer uma revisão bibliográfica acerca do tema de carreiras políticas no Brasil, considerando principalmente ambição na ocupação de cargos no Legislativo e Executivo, e analisar o fenômeno da alternância de cargos entre as duas esferas. Com esse objetivo, foi feita uma análise dos eleitos no pleito de 1998, buscando identificar, em um horizonte temporal mais contínuo, variáveis relevantes à alternância de cargos entre os dois poderes, analisando legislaturas anterior e posterior a 51ª Legislatura, buscando entender o comportamento e trajetória daqueles que optaram por renunciar seus cargos de Deputados Federais para ocupar cargos de alto escalão no Executivo (municipal, estadual ou federal). O argumento desenvolvido é que há atratividade em cargos do Legislativo e que a ambição extra-legislativa ou dinâmica pode ser explicada por variações nas oportunidades políticas e de carreira e pelo contexto histórico do país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2013.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons