Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7416
Título: | O papel da literatura e da leitura literária na educação de jovens e adultos - EJA |
Autor(es): | Jardim, Janaína Dias de Oliveira |
Orientador(es): | Ribeiro, Lúcia Helena Marques |
Assunto: | Leitura - educação Currículo escolar Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | Dez-2013 |
Data de publicação: | 12-Mai-2014 |
Referência: | JARDIM, Janaína Dias de Oliveira. O papel da literatura e da leitura literária na educação de jovens e adultos - EJA. 2013. 31 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | É propósito deste trabalho fazer um breve histórico sobre a leitura no Brasil. Em seguida, apresentar os conceitos de leitura que pautaram o estudo, como também a importância do saber literário para a formação humana. Por oportuno, buscar-se-á apresentar a legislação que dispõe sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, evidenciando as diretrizes para se trabalhar com leitura propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por último, pretende-se mostrar o resultado dos dados da pesquisa realizada com alunos da EJA e sugerir uma proposta para aproximar esses alunos da literatura e despertar o interesse pela leitura literária. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT Purpose of this paper is to briefly about reading in Brazil. Then introduce the concepts of reading that guided the study, and the importance of knowledge to human literary training. By appropriate, will seek to introduce legislation, which provides for the Education of Youth and Adults - EJA, providing the guidelines for working with reading proposed by the National Curriculum Parameters. Finally, we intend to show the result of the survey data conducted with students of EJA and suggest a proposal to bring these students of literature and generate interest in literary reading. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons