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Título: A formação da consciência política e o trabalho teatral
Autor(es): Garcia, Keyla Morales de Lima
Orientador(es): Villas Bôas, Rafael Litvin
Assunto: Teatro
Participação política
Conscientização
Movimentos sociais rurais
Educação do campo
Data de apresentação: 26-Nov-2013
Data de publicação: 5-Mai-2014
Referência: GARCIA, Keyla Morales de Lima. A formação da consciência política e o trabalho teatral. 2013. 75 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar como o teatro contribui para a formação da consciência política. Com o intuito de compreender a função da linguagem teatral foi necessário realizar estudo de contextualização histórica do teatro político, comparando-o com a trajetória e a forma do teatro tradicional. A pesquisa analisa algumas concepções teóricas sobre o processo de consciência e emancipação humana e esquadrinha aspectos centrais do processo de formação do Brasil, com ênfase nos conflitos agrários, desde a colonização, mostrando como este processo interfere na consciência política da população do campo brasileiro. É ressaltada no trabalho a proposta educativa de formação humana da Educação do Campo. Por meio dos eixos estratégicos e as inserções orientadas nas escolas e nas comunidades, são apontadas novas possibilidades de conscientização e emancipação em prática na Licenciatura em Educação do Campo, sendo o trabalho teatral um dos aspectos formativos, aqui tomado como elemento central do debate.
Abstract: This work has as main objective to investigate how theater contributes to the formation of political consciousness . In order to understand the function of theatrical language was necessary to study historical contextualization of political theater , comparing it with the history and forms of traditional theater . The research analyzes the theoretical conceptions about the process of consciousness and human emancipation, and scan key aspects of the process of formation of Brazil , with emphasis on agrarian conflicts , since colonization , showing how this process affects the political consciousness of the population of the Brazilian countryside . It highlighted the work of human educational proposal of Field Education . Through the strategic axes and insertions oriented in schools and communities , are identified new possibilities of awareness and empowerment in practice Diploma in Rural Education, and the theatrical work of the formative aspects, taken here as a central element of the research.
Resumén: Este trabajo tiene como objetivo principal para investigar cómo el teatro contribuye a la formación de la conciencia política. Con el fin de entender la función del lenguaje teatral era necesario estudiar la contextualización histórica del teatro político, comparándolo con la historia y las formas de teatro tradicional. La investigación analiza las concepciones teóricas sobre el proceso de la conciencia y de la emancipación humana, y explorar los aspectos clave del proceso de formación de Brasil, con énfasis en los conflictos agrarios , desde la colonización , que muestra cómo este proceso afecta a la conciencia política de la población del campo brasileño . Se destacó el trabajo de la propuesta educativa humana de Educación de campo. A través de los ejes estratégicos y las inserciones orientadas en las escuelas y las comunidades, se identifican nuevas posibilidades de conocimiento y empoderamiento en la práctica Diplomado en Educación Rural, y la obra teatral de los aspectos formativos, tomado aquí como un elemento central de la investigación.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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