Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LudioAraujoCorrea.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tradição e transformações socioculturais na comunidade Restauração - Mato Grosso - MT
Autor(es): Corrêa, Lúdio Araujo
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Tradições culturais
Folclore e educação
Cultura popular - Mato Grosso (MT)
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 5-Mai-2014
Referência: CORRÊA, Lúdio Araujo. Tradição e transformações socioculturais na comunidade Restauração - Mato Grosso - MT. 2013. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como intenção sistematizar aspectos da história vivida pela comunidade Restauração, situada no município de Santo Antônio do Leverger, em Mato Grosso. Foram feitos registros sobre valores tradicionais compartilhados pela comunidade, as transformações socioculturais vivenciadas, principalmente com a chegada da escola formal e os desafios diante das transformações. O referencial teórico-metodológico da história oral apoiou a pesquisa com duas gerações de moradores de Restauração e com representantes da escola local. Os resultados da pesquisa revelaram que antes a educação na comunidade era basicamente familiar; as festas tradicionais ainda é parte viva da cultural, mas que passam por transformações; a presença da Escola Estadual Nagib Saad é parte das transformações presentes na comunidade e os desafios impostos diante das transformações que vive a comunidade de Restauração. Reconhecemos que a comunidade Restauração ainda precisa se engajar mais na luta pelo reconhecimento e valorização da sua cultura e tradições e que a Escola Nagib Saad pode ser uma importante aliada nesse processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons