Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_MarianaMacedoQueiroga.pdf383,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implicações do neoliberalismo na política social brasileira : o modelo de proteção social do governo Lula
Autor(es): Queiroga, Mariana Macedo
Orientador(es): Pereira, Potyara Amazoneida Pereira
Assunto: Neoliberalismo
Política social
Brasil - política e governo 2003-2010
Programa Bolsa Família
Data de apresentação: Dez-2006
Data de publicação: 20-Nov-2009
Referência: QUEIROGA, Mariana Macedo. Implicações do neoliberalismo na política social brasileira: o modelo de proteção social do governo Lula. 2006. 54 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se insere como um dos produtos de pesquisa mais ampla realizada no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social (Neppos), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), entre 2004 e 2006, período em que a autora participou como bolsista. Buscando conhecer as implicações do neoliberalismo na política social brasileira a partir das medidas adotadas pelo Governo Lula na efetivação dessa política até o ano de 2006, esta monografia se aprofundou no debate teórico do neoliberalismo, da política social e dos direitos sociais, na perspectiva do método histórico-estrutural, conjugando metodologias antigas, como a pesquisa qualitativa, a técnicas recentes, como a entrevista simulada. Dentro do modelo de proteção social do Governo Lula, foram analisados em profundidade dois programas federais: o Programa Bolsa Família e o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), que forneceram dados essenciais à análise realizada no último capítulo, que reconheceu algumas singularidades, desafios e limitações da proteção social de Lula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.12.TCC.741
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.