Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlexandrinaFerreiraDaSilva.pdf583,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A voz ativa à luz do funcionalismo em textos do gênero notícia produzidos por educandos Kalunga do 7º ano da Escola Santo Antônio/Extensão do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim do Vão de Almas-GO
Autor(es): Silva, Alexandrina Ferreira da
Orientador(es): Ribeiro, Roberta Rocha
Coorientador(es): Carvalho, Maria Cristina Morais de
Assunto: Produção textual
Comunicação escrita
Educação do campo
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 5-Mai-2014
Referência: SILVA, Alexandrina Ferreira da. A voz ativa à luz do funcionalismo em textos do gênero notícia produzidos por educandos Kalunga do 7º ano da Escola Santo Antônio/Extensão do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim do Vão de Almas-GO. 2013. 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a voz ativa em textos do gênero notícia produzidos por educandos kalunga do 7º ano de uma escola pública da comunidade kalunga Vão de Almas-GO. Para isso, foram necessárias leituras teóricas sobre funcionalismo, vozes verbais, gêneros textuais e gênero notícia. No que tange à metodologia, realizamos uma pesquisa colaborativa com princípios da pesquisa-ação a partir de sequências didáticas as quais organizaram a coleta de dados da voz ativa no âmbito da produção escrita do gênero notícia. Já a análise foi norteada pela pesquisa qualitativa, mas também contou com o espectro quantitativo. É importante dizer que, na análise dos dados, consideramos as condições de produção do gênero em questão a fim de realizar uma análise funcionalista da voz ativa arrolada nos textos escritos pelos educandos kalunga de sétimo ano. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze the active voice in the genre news in texts produced by 7th grade’s kalunga students of a public school in kalunga community Vão de Almas-GO. For this theoretical framework, readings on functionalism, verbal voices, text genres and genre news were needed. Regarding methodology, we conducted a collaborative research with principles of action research from teaching sequences which organized the collection of data from the active voice within the written production of news genre. However, the analysis was guided by qualitative research, although also included quantitative analyzes. It is important to say that, in the data analysis, we consider the conditions of production of the genre in question in order to perform a functional analysis of the active voice mustered in texts written by 7th grade’s kalunga students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons