Título: | Tempos verbais : análise tradicional, funcionalista e proposta de atividade |
Autor(es): | Cruz, Claudia Muriel Justiniano da |
Orientador(es): | Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia |
Assunto: | Língua portuguesa - verbos Língua portuguesa - gramática Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros Livros didáticos |
Data de apresentação: | 10-Dez-2013 |
Data de publicação: | 30-Abr-2014 |
Referência: | CRUZ, Claudia Muriel Justiniano da. Tempos verbais: análise tradicional, funcionalista e proposta de atividade. [2013]. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, [2013]. |
Resumo: | Trabalhar com o ensino de Português como segunda língua não é uma tarefa tão fácil como às vezes é imaginado por pessoas leigas e até não leigas a cerca do assunto, principalmente quando não há materiais de apoio adequados para este ensino. O principal foco deste trabalho é apresentar o tema gramatical “Tempos Verbais – Presente, Pretérito Perfeito e Imperfeito e Futuro do Presente do Indicativo” em seus mais diversos usos e contextos, mostrando como esse tema é trabalhado na Gramática Tradicional e na Gramática Funcionalista, fazendo um contraste entre as duas formas de tratamento. Em uma situação mais peculiar, analisaremos brevemente o livro didático “Novo Avenida Brasil”, volume 1 e 2, de Emma Eberlein et al, o qual é voltado para o ensino de português para estrangeiros do nível básico até o início do intermediário. Para concluir o trabalho, propomos atividades dinâmicas e mais lúdicas para aplicar o uso dos tempos verbais de acordo com o contexto, que será apresentada claramente mais a diante. Um dos pontos que mais nos influenciaram sobre a escolha do tema gramatical foi o fato dos verbos serem a base da nossa língua e da dificuldade encontrada pelos professores para o ensino de tal tema. Já cientes das inúmeras divergências existentes entre as perspectivas tradicionais e linguísticas, fomos atrás de perceber mais a fundo essas distinções e, a partir daí, estabelecer uma reflexão mais crítica de como estão os materiais didáticos de ensino do Português. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
|