Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClaudiaMurielJustinianodaCruz.pdf1,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tempos verbais : análise tradicional, funcionalista e proposta de atividade
Autor(es): Cruz, Claudia Muriel Justiniano da
Orientador(es): Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
Assunto: Língua portuguesa - verbos
Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Livros didáticos
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 30-Abr-2014
Referência: CRUZ, Claudia Muriel Justiniano da. Tempos verbais: análise tradicional, funcionalista e proposta de atividade. [2013]. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, [2013].
Resumo: Trabalhar com o ensino de Português como segunda língua não é uma tarefa tão fácil como às vezes é imaginado por pessoas leigas e até não leigas a cerca do assunto, principalmente quando não há materiais de apoio adequados para este ensino. O principal foco deste trabalho é apresentar o tema gramatical “Tempos Verbais – Presente, Pretérito Perfeito e Imperfeito e Futuro do Presente do Indicativo” em seus mais diversos usos e contextos, mostrando como esse tema é trabalhado na Gramática Tradicional e na Gramática Funcionalista, fazendo um contraste entre as duas formas de tratamento. Em uma situação mais peculiar, analisaremos brevemente o livro didático “Novo Avenida Brasil”, volume 1 e 2, de Emma Eberlein et al, o qual é voltado para o ensino de português para estrangeiros do nível básico até o início do intermediário. Para concluir o trabalho, propomos atividades dinâmicas e mais lúdicas para aplicar o uso dos tempos verbais de acordo com o contexto, que será apresentada claramente mais a diante. Um dos pontos que mais nos influenciaram sobre a escolha do tema gramatical foi o fato dos verbos serem a base da nossa língua e da dificuldade encontrada pelos professores para o ensino de tal tema. Já cientes das inúmeras divergências existentes entre as perspectivas tradicionais e linguísticas, fomos atrás de perceber mais a fundo essas distinções e, a partir daí, estabelecer uma reflexão mais crítica de como estão os materiais didáticos de ensino do Português.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons