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https://bdm.unb.br/handle/10483/7400
Título: | Um estudo comparativo das sentenças clivadas, pseudoclivadas e relativas |
Autor(es): | Almeida, Juliana Garcês de |
Orientador(es): | Vicente, Helena da Silva Guerra |
Assunto: | Língua portuguesa - gramática Língua portuguesa - sintaxe |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 29-Abr-2014 |
Referência: | ALMEIDA, Juliana Garcês de. Um estudo comparativo das sentenças clivadas, pseudoclivadas e relativas. 2013. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Ao falarmos ou escrevermos, aplicamos recursos diversos a fim de delimitar o sentido que se pretende dar a determinado enunciado. Na fala, a entonação é uma das estratégias que identificam o que queremos evidenciar em nosso discurso. E, na fala ou na escrita, há também processos sintáticos capazes de destacar ou demarcar determinados elementos; construções clivadas e pseudoclivadas podem ser utilizadas para tal. As sentenças Pedro comeu o bolo e Foi Pedro que comeu o bolo possuem as mesmas condições de verdade; entretanto, sintática e pragmaticamente, são distintas. O presente trabalho tenciona descrever e analisar as sentenças clivadas, construções ignoradas pela Gramática Tradicional, apesar de produtivas e frequentes ao falante de português brasileiro. O trabalho estruturar-se-á da seguinte forma: aborda-se, em princípio, o conceito de clivagem; desvela-se a distinção entre sentenças clivadas e pseudoclivadas; diferenciam-se estruturas clivadas de construções relativas; em seguida, aponta-se a abordagem realizada por gramáticas tradicionais acerca das sentenças clivadas; e, por fim, demonstra-se a pertinência do estudo, observadas as assíduas ocorrências da clivagem no português brasileiro contemporâneo escrito. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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