Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7392
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JozianeZenatti.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O plano de estudo como articulador da escola com a vida na escola do campo
Autor(es): Zenatti, Joziani
Orientador(es): Queiroz, João Batista Pereira de
Assunto: Planejamento educacional
Prática de ensino - educação do campo
Educação do campo
Data de apresentação: 4-Dez-2013
Data de publicação: 28-Abr-2014
Referência: ZENATTI, Joziani. O plano de estudo como articulador da escola com a vida na escola do campo. 2013. 89 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar o Plano de Estudo (PE) da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR, como instrumento didático pedagógico que possibilite a articulação da escola com a vida, na construção da escola do campo. Neste trabalho realizou-se uma retrospectiva histórica, para contextualizar a Educação do Campo e os Centros Familiares de Formação em Alternância, com suas organizações e instrumentos pedagógicos. A pesquisa empírica foi realizada com estudantes, famílias e monitores da EFAR, averiguando as diferentes compreensões, os desafios e as contribuições do PE na realização da Pedagogia da Alternância. A partir da pesquisa teórica e empírica, é possível afirma que o PE é fundamental na articulação da escola com a vida, pois contribui na construção da escola viva, por articular os diversos aspectos da vida. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to analyze the Study Plan (EP) School Family Farm Rosalvo Rodrigues da Rocha - EFAR as a pedagogical teaching tool that enables the integration of the school with life, the construction of the field school. This work was held a historical retrospective, to contextualize the Field Education and Training Centres Family Alternation with their organizations and educational tools. The empirical research was conducted with students, families and monitors EFAR by examining the different understandings, challenges and contributions of PE in achieving the Pedagogy of Alternation. From the theoretical and empirical research, can be said that the EP is crucial in the articulation between school and life, poiscontribui in building the school alive, by articulating the various aspects of life.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons