Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/737
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_GeucileneVieiradaSilva.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Demandas e desafios para a inserção nas escolas públicas de crianças e adolescentes em situação de abrigamento : um estudo de caso no DF
Autor(es): Silva, Geucilene Vieira Lopes da
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Crianças - assistência em instituições
Educação inclusiva
Inclusão social
Escolas públicas
Data de apresentação: 1-Jul-2009
Data de publicação: 20-Nov-2009
Referência: SILVA, Geucilene Vieira Lopes da. Demandas e desafios para a inserção nas escolas públicas de crianças e adolescentes em situação de abrigamento: um estudo de caso no DF. 2009. 51 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as demandas e os desafios que escolas públicas do Distrito Federal enfrentam no processo de inclusão social de crianças e adolescentes em situação de abrigamento. O locus do estudo foi o abrigo Casa de Ismael Lar da Criança- CASEL na Asa Norte e as Escolas Classes das 312 e 708 também localizadas na Asa Norte – Brasília, DF. As escolas foram selecionadas pelo fato de terem matriculadas crianças e adolescentes do referido abrigo. Esse estudo foi pautado por meio de pesquisa qualitativa, e utilizará como técnica de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas a serem realizadas com os coordenadores e orientadores pedagógicos, professores e diretores das escolas e com a assistente social da CASEL, com a coordenadora do departamento de educação e com mães sociais da instituição. O tema foi discutido tendo como pano de fundo a questão do empobrecimento das famílias gerada pela desigualdade na distribuição de renda. A pobreza hoje é um fator determinante para o abrigamento. E é uma forma de exclusão social, por isso discute-se nesse trabalho como as escolas lidam com inclusão social no seu sentido amplo em que pesa a equidade, a justiça social e o respeito à diversidade. Pois as escolas são consideradas propagadoras de culturas e hábitos entre os educandos. Esse trabalho então pretendeu saber como acontece a integração de crianças e adolescentes em abrigamento nas Escolas Classes do DF, como influenciam para a inclusão social das crianças e adolescentes em tela e quais os maiores desafios das instituições envolvidas no atendimento a esse público específico. E ainda provocar reflexão a respeito da realidade das crianças e adolescentes em situação de abrigamento e junto às escolas e abrigo construir ações no sentido de sensibilizá-los quanto a essa realidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.737
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.