Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielLopesMarques.pdf2,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Infiltrações
Autor(es): Marques, Gabriel Lopes
Orientador(es): Lima Filho, Elder Rocha
Assunto: Arte de rua
Paisagem urbana
Pintura
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 23-Abr-2014
Referência: MARQUES, Gabriel Lopes. Infiltrações. 2013. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: “ Infiltrações" é um trabalho reflexivo sobre a poética e a pesquisa do meu trabalho em Arte ligado a situações de site specific e intervenções urbanas. O trabalho aqui apresentado é dividido em 3 capítulos. No capítulo 1, “A performance Invisível”, falo sobre minha trajetória artística, mostrando como e quando foi a minha decisão de ir para as ruas e participar do cenário urbano através da linguagem do grafite e suas diferentes vertentes. No segundo capítulo, “Mundo Fantástico das Ruas” apresento o projeto que estou desenvolvendo desde o ano de 2009, um projeto prático de intervenções e pinturas urbanas ligadas a site specific. O terceiro e último capítulo “Infiltrações”, que nomeia esse trabalho, apresento minha pesquisa e o desenvolvimento de Obras de Arte relacionadas a poética e a potência da intervenção urbana, destinadas aos espaços institucionalizados da Arte, como galerias e museus. Devido a intervenção urbana e os grafites com suas várias vertentes ser julgado como vandalismo e depredação do patrimônio público não só pelas autoridades, mas por grande parte da população, existem poucos relatos e reflexões criticas feitas por artistas que praticam essas ações. Entretanto considero de grande importância histórica e de grande importância acadêmica a visão do artista sobre o próprio trabalho, afinal tudo que se é vivido reflete diretamente ou indiretamente nas obras e ideologia desse artistas, não se restringindo apenas a reflexões teóricas embasadas em autores muitas vezes tão alheios a essa produção pratica da Arte. Nesse trabalho optei por fazer um memorial reflexivo sobre minha produção em Arte, apresentando como referência minhas memorias e minhas sensações vividas durante minhas experimentações nas ruas. Apresento também como referência estética e imagética artistas que fazem da rua o suporte de seus trabalhos, artistas anônimos, com pseudônimos e artistas conhecidos no mercado e na historia da arte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons