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Título: Implicatura pragmática como estratégia de codificação do título publicitário
Autor(es): Cunha, Eduardo Mergener
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Propaganda - redação
Linguística
Pragmática
Anúncios - aspectos psicológicos
Publicidade
Data de apresentação: 18-Nov-2013
Data de publicação: 23-Abr-2014
Referência: CUNHA, Eduardo Mergener. Implicatura pragmática como estratégia na codificação do título publicitário. 2013. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho procura compreender o uso de certas estratégias linguísticas empregadas pelo redator publicitário na codificação do título publicitário. Mais especificamente, analisamos o uso da implicatura conversacional griceana como estratégia de codificação sobre três pilares: a caracterização do espaço-ritual de produção do discurso publicitário; a característica resultante na uterância do emprego da implicatura conversacional na sua construção; e a eficácia percebida pela psicologia social no uso dessa característica visando alteração de comportamento, atitude emocional ou cognitiva. Com isso esclarecemos os vetores de força que levam o redator a utilizar esse tipo de estrutura, bem como os seus efeitos na eficácia do título publicitário. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to understand the use of certain linguistic strategies employed by the advertising copywriter while encoding headlines. More specifically, the use of Grice‘s conversational implicature has been analyzed on three main venues: the characterization of a ritualized space of advertising discourse production; the resulting characteristics in the utterance derived from the use of conversational implicature; and the efficacy, as perceived by social psychology, of such structures in changing behavior, cognitive attitude and emotional attitude. With this analysis we intend to clarify the force vectors that lead the copywriters into such structures, as well as its effects on the efficacy of the resulting headlines.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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