Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarcosJuniorSantosdeAlvarenga.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevenção e promoção à saúde : por dentro da rotina de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento do Distrito Federal
Autor(es): Alvarenga, Marcos Júnior Santos de
Orientador(es): Teixeira, Carla Costa
Assunto: Serviços de saúde
Instituições de saúde
Doenças sexualmente transmissíveis
Saúde pública
Estado
Data de apresentação: 7-Mar-2014
Data de publicação: 22-Abr-2014
Referência: ALVARENGA, Marcos Júnior Santos de. Prevenção e promoção à saúde: por dentro da rotina de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento do Distrito Federal. 2014. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho estruturou-se a partir de uma pesquisa etnográfica que buscou entender as técnicas e mecanismos empregados pelo Estado, no âmbito das instituições de saúde pública, para a gestão de pessoas que são ou se supõe serem afetadas pelas DST. Foi escolhido, então, o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – do Distrito Federal, serviço público de saúde voltado exclusivamente para ações de diagnóstico e prevenção de DST, para a investigação, a qual se propôs a entender o funcionamento rotineiro do CTA/DF, a fim de mapear a institucionalização da saúde – como bem público sob gestão estatal – na produção de novos sujeitos, em consequência da sua interação com os agentes de saúde. A pesquisa envolveu observação em campo, análise documental e entrevistas, com especial atenção à criação e à circulação de documentos, formulários e fichas cadastrais dentro do fluxograma de atendimento da instituição. Um dos resultados percebidos é que a ação do Estado se articula, através do CTA/DF, com a produção de formulários, por meio dos quais os usuários são monitorados. Tal mecanismo é entendido pelos agentes de saúde como veículo para produção de dados epidemiológicos. Cabe frisar que a gestão estatal dá-se por intensa disputa entre os diferentes agentes nos espaços destinados à promoção da saúde nesta instituição. Assim, entende-se o Estado não como uma entidade fixa e centralizadora do poder, mas a partir das práticas e efeitos de governo, produzidos pelas mais diversas organizações (governamentais e não governamentais). A importância deste trabalho está no potencial de que suas reflexões venham a trazer importantes contribuições para os estudos antropológicos que abordem a lógica dos saberes técnicos em processos estatais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons