Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7356
Título: | Utilizando o roteiro Kruger na análise de softwares para o ensino e aprendizagem de flauta doce |
Autor(es): | Souza, Mauro Sérgio de |
Orientador(es): | Ferlim, Uliana Dias Campos |
Assunto: | Flauta Música - instrução e estudo Tecnologia na educação Software |
Data de apresentação: | 13-Dez-2013 |
Data de publicação: | 22-Abr-2014 |
Referência: | SOUZA, Mauro Sérgio de. Utilizando o roteiro Kruger na análise de softwares para o ensino e aprendizagem de flauta doce. 2013. 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a análise e seleção de softwares musicais visando a uma proposta de utilização destes no apoio das aulas de flauta doce, no contexto do ensino fundamental II em uma escola da rede privada. Para a realização da seleção dos softwares musicais foi utilizado o roteiro Kruger, desenvolvido especificamente para a avaliação de aplicativos destinados à educação musical. Por meio desta análise, buscou-se uma melhor compreensão dos recursos propiciados pelos softwares, para a posterior aplicação em sala de aula. Intentou-se também refletir sobre o papel do professor em um contexto local e global de ensino e aprendizagem de música. Em virtude do caráter interdisciplinar deste trabalho, foram feitas reflexões envolvendo informática, educação e música, tendo como suporte os conceitos de cibercultura, nativos digitais, e as mudanças proporcionadas pelas novas tecnologias e seus reflexos no papel do professor de música na atualidade. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this work was to make a selection of music software in order to use these in support of flute lessons, in the context of elementary school in a private school. To perform this selection of music software, a Kruger assessment checklist was used, developed specifically for the evaluation of applications for the musical education. Through this analysis, we sought a better understanding of cash provided by the software, for later use in the classroom. Because of the interdisciplinary nature of this work, reflections were made involving computers, education and music, with the backdrop of cyber culture, digital natives, and the changes brought by new technologies and their impact on the role of music teacher today. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2013. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons