Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SaraGodoyBrito.pdf762,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reconstruindo subjetividades : a dinâmica de tratamento de uma comunidade terapêutica do Distrito Federal
Autor(es): Brito, Sara Godoy
Orientador(es): Teixeira, Carla Costa
Assunto: Drogas - abuso - tratamento
Assistência em instituições
Drogas - usuários
Subjetividade
Terapêutica
Data de apresentação: 10-Mar-2014
Data de publicação: 22-Abr-2014
Referência: BRITO, Sara Godoy. Reconstruindo subjetividades: a dinâmica de tratamento de uma comunidade terapêutica do Distrito Federal. 2014. 94 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo visa a investigar as dinâmicas de uma comunidade terapêutica voltada para o tratamento de dependentes químicos a partir dos conceitos de agência e poder, com o intuito de entender como se dão os processos de subjetivação e constituição de sujeitos que ocorrem em torno da problemática do uso de drogas. Para tanto, acompanhou-se o trabalho diário de uma comunidade terapêutica do Distrito Federal. Durante o processo de observação, foram realizadas entrevistas com os profissionais que trabalham na instituição e com os indivíduos que ali se encontravam internados. Foi realizada, ainda, análise de documentos institucionais. Foi constatado que a rotina bem como as relações que ali se configuram apresentam-se como elementos-chave no processo de reescrita do self, que se constitui como um dos objetivos do trabalho da instituição. As comunidades terapêuticas podem ser vistas como uma forma de agenciamento terapêutico que busca reconstituir sujeitos e projetos de vida em relação ao fenômeno da dependência química. O próprio termo “comunidade” já aciona valores importantes para a condução da proposta terapêutica em questão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons