Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_TulioLourencodoAmaral.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O jogo dos que não jogam : a arbitragem amadora de futebol em São Sebastião
Autor(es): Amaral, Túlio Lourenço do
Orientador(es): Sautchuk, Carlos Emanuel
Assunto: Árbitros de futebol
Futebol - arbitragem
Esportes - aspectos sociológicos
Data de apresentação: 17-Mar-2014
Data de publicação: 20-Abr-2014
Referência: AMARAL, Túlio Lourenço do. O jogo dos que não jogam: a arbitragem amadora de futebol em São Sebastião. 2014. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho é um estudo etnográfico sobre a arbitragem amadora de futebol da cidade de São Sebastião-DF. Procurou-se observar e analisar o modo de relação com esse esporte que os árbitros amadores travam e a importância do ofício da arbitragem para eles. Para tal compreensão, foi fundamental a ideia de que os árbitros também jogam um jogo e formam um time. Fora de campo, sempre se agregam em grupo e debatem sobre o campeonato e suas atuações nele. Também travam uma disputa para serem escalados nos jogos mais importantes. Dentro de campo, eles devem saber conduzir a partida de modo a não perder sua autoridade, o que implica ser capaz de manejar as regras visando não somente o andamento do jogo, mas também a sua posição dentro dele. Em verdade, essas duas dimensões estão imbricadas. Essas observações nos fazem enxergar um envolvimento com o esporte não menos intenso que o experienciado por jogadores e torcedores. Além disso, os árbitros que atuam no campeonato amador de São Sebastião, evento de fundamental importância para a vida social do local, obtém reconhecimento e prestígio singulares entre os habitantes da cidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons