Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClaudiaWagnerCosta.pdf2,83 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGuazina, Liziane Soares-
dc.contributor.authorCosta, Claudia Wagner-
dc.identifier.citationCOSTA, Claudia Wagner. Welcome to Brasilia: blog sobre Brasília para turistas estrangeiros sob o olhar de uma brasiliense. 2013. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho consiste no desenvolvimento de um Blog sobre Brasília destinado aos turistas estrangeiros sob a perspectiva dos moradores da cidade. A ideia de propor a criação de um Blog nasceu em decorrência do momento em que o Brasil se encontra, prestes a sediar a Copa do Mundo de 2014, com a previsão de visita de 500 mil turistas em várias cidades do país, inclusive Brasília. O objetivo do projeto é mostrar uma Brasília diferente da representação habitual dos meios oficiais, conciliado aos interesses do público-alvo, definido a partir de pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a FGV sobre os perfis dos estrangeiros na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Neste trabalho, compreendemos Blog como um sistema de publicação na web, baseado nos princípios de microconteúdo e atualização frequente proposto por Raquel Recuero (2003). Construímos o nosso referencial teórico-metodológico em três partes: 1) conceitos do ambiente on-line como Internet, Cibercultura e Blogs; 2) Turismo e Brasília, utilizando majoritariamente a abordagem teórica sobre turismo de J. Urry, e as representações de Brasília com contribuições de Pessoa e Albernaz; 3) dados informativos sobre a Copa do Mundo, tal como a pesquisa do Ministério do Turismo que guiou nosso planejamento de comunicação e o clipping da repercussão da escolha do Brasil como sede do evento. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper consists in developing a Blog about Brasilia, destined to foreigners under the perspective of Brasilia dwellers. Considering the fact that Brazil is about to host World Cup 2014 with a prediction of 500,000 tourists to visit many cities of the country including Brasília , it has been decided to come up with this idea. The project aims at showing Brasilia differently from how official means usually represent it together with the desires of the target audience defined by means of research done by the Ministry of Tourism with FGV about the profile of foreigners in the World Cup 2010 in South Africa. For such we understand Blog as a system of publication on web, based on principles of microcontent and frequent update proposed by Raquel Recuero. We build up our theoretical references in three parts: 1) concepts of on-line environment such as Internet, Ciberculture and Blogs; 2) Tourism and Brasilia, using in larger scale the theoretical approach about tourism by J. Urry and the representations of Brasilia with contribution from Pessoa and Albernaz and 3) informative data about World Cup, just as the research by the Ministry of Tourism, which guided our planning of communication and the repercussion clipping of the choice of Brazil as host of the event.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBlogsen
dc.subject.keywordBrasília (DF) - turismoen
dc.subject.keywordCopa do Mundo (Futebol) - Brasilen
dc.subject.keywordIdentidade culturalen
dc.subject.keywordBrasília (DF)en
dc.titleWelcome to Brasilia : blog sobre Brasília para turistas estrangeiros sob o olhar de uma brasilienseen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-04-16T00:11:05Z-
dc.date.available2014-04-16T00:11:05Z-
dc.date.issued2014-04-16T00:11:05Z-
dc.date.submitted2013-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7343-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons