Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | - |
dc.contributor.author | Augusto, Isabella Vieira | - |
dc.identifier.citation | AUGUSTO, Isabella Vieira. Educação profissional e trabalho adolescente: o programa Adolescente Aprendiz em Brasília (2000-2007). 2008. 86 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho de Conclusão de Curso é um estudo acerca do trabalho do adolescente aprendiz no Distrito Federal e Entorno. O objetivo principal é demonstrar o papel estratégico do orientador na determinação das potencialidades e limites para o alcance do objetivo do Programa Adolescente Trabalhador. Para isso, considerou-se a preparação do orientador, as suas habilidades, o seu conhecimento sobre os objetivos do programa, sobre as características específicas dos adolescentes, e sobre as peculiaridades destes adolescentes, que são socialmente vulneráveis. Para embasar a análise foram escolhidas teorias que tratam sobre acumulação flexível, educação profissional, responsabilidade social e sobre o trabalho do adolescente. Estas teorias nos permitem compreender o contexto em que o programa está inserido e dar base para a análise do programa. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi à análise de Política Social, na qual o estudo de caso foi o Programa Adolescente Trabalhador do Banco do Brasil no Distrito Federal e Entorno. As técnicas utilizadas foram à análise documental, e à realização de entrevistas semi-estruturadas com dez orientadores do Banco do Brasil, com um interlocutor chave no Banco do Brasil e com um interlocutor chave na Casa de Ismael - Lar da Criança. Foi concluído que o orientador tem grande importância para o alcance do objetivo do programa por vários motivos, e que a maioria dos orientadores entrevistados tinha consciência do que é o programa, da importância do Programa Adolescente Trabalhador e de suas obrigações no processo de orientação. No entanto, alguns orientadores demonstraram uma preparação deficiente. Além disso, o local de orientação (agências ou direção gerais) também interfere no processo de aprendizagem dos adolescentes. As sugestões dadas visando melhorar o programa foram: concentrar os adolescentes aprendizes nas direções gerais por ser um ambiente mais favorável à aprendizagem ou buscar outras formas de adequação das agências ao Programa Adolescente Trabalhador; que o Banco do Brasil recomende os adolescentes que participaram do programa e que tiveram um bom aproveitamento para outras empresas; que seja incluído no Livro de Instruções Codificadas a recomendação que os adolescentes aprendizes têm uma hora diária ininterrupta para estudar; que seja feita uma avaliação do programa; que se busquem meios de envolver mais a família com o orientador e com o processo educativo; que o orientador seja remunerado ou pelo menos seja pontuado como educador na ferramenta talentos e oportunidades; que seja realizado um curso para os orientadores ou pelo menos que o curso voltado para os adolescentes na Gerência de Gestão de Pessoas seja pré-requisito para ser orientador; que seja avaliado o trabalho do orientador; que no curso seja colocada a importância no processo de orientação de alguns aspectos, como: a sensibilidade do orientador em relação aos objetivos de vida do adolescente; o desenvolvimento do senso crítico do adolescente; a confiança mútua orientador adolescente; a necessidade do orientador estimular o adolescente a estudar, a realizar os cursos oferecidos pelo Banco do Brasil e a aprender sobre as atividades de trabalho. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Adolescentes | en |
dc.subject.keyword | Educação do adolescente | en |
dc.subject.keyword | Programa Adolescente Trabalhador | en |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | en |
dc.title | Educação profissional e trabalho adolescente : o programa Adolescente Aprendiz em Brasília (2000-2007) | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.location.country | BRA | en |
dc.date.accessioned | 2009-11-20T13:40:56Z | - |
dc.date.available | 2009-11-20T13:40:56Z | - |
dc.date.issued | 2009-11-20T13:40:56Z | - |
dc.date.submitted | 2008-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/733 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2008.06.TCC.733 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|