Resumo: | Tenciona-se, no presente trabalho, realizar uma análise do romance Uma aprendizagem ou livro dos prazeres (1969), de Clarice Lispector, por duas distintas vias de acesso ao texto: uma, focada no processo genético de composição do texto e na intratextualidade; e outra, na análise da narrativa e na intertextualidade. Portanto, neste estudo, será traçada uma possível trajetória das fases genéticas que envolveram a composição desse romance, a partir da constatação de que os textos foram reescritos e readaptados. Assim, com aporte da Crítica Genética, as crônicas publicadas no Jornal do Brasil, de 1967 a 1973, que estão reunidas no livro A descoberta do mundo (1999), serão tratadas como documentos preparatórios para a criação do romance. Além disso, pretende-se demonstrar que Lispector reconstruiu e ressignificou mitos universais, por meio de diversos intertextos. Por meio desses dois diferentes olhares, tentar-se-á evidenciar que, ao mesmo tempo que Lispector apropriou-se dos próprios textos, reescrevendo-os, apropriou-se de outras histórias, reencenando-as. |