Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenanApukDaSilvaCosta.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jornalismo esportivo e nacionalismo de ocasião : análise da cobertura da Copa das Confederações 2013 pelo Linha de Passe da ESPN Brasil
Autor(es): Costa, Renan Apuk da Silva
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Assunto: Futebol
Nacionalismo
Jornalismo esportivo
Televisão - programas
Torneios esportivos
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 10-Abr-2014
Referência: COSTA, Renan Apuk da Silva. Jornalismo esportivo e nacionalismo de ocasião: análise da cobertura da Copa das Confederações 2013 pelo Linha de Passe da ESPN Brasil. 2013. 146 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho analisa os desdobramentos da relação entre sentimento nacionalista e jornalismo esportivo na cobertura da Copa das Confederações Fifa 2013 no Brasil. Para viabilidade deste projeto o recorte específico do tema refere-se a opiniões veiculadas através do canal de televisão por assinatura ESPN Brasil, por meio do programa Linha de Passe, durante o período da competição. A escolha foi baseada no efeito causado pela abordagem dos assuntos relativos à seleção brasileira por parte da emissora junto ao treinador da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari. O técnico fez críticas públicas à maneira como o canal praticou seu jornalismo, utilizando estatísticas das partidas que indicavam a seleção brasileira como o time que mais cometia faltas na competição. Scolari considerou tal enfoque prejudicial ao desempenho da equipe. Para proporcionar a compreensão do processo que culminou neste fato optou-se pela metodologia da análise do discurso apresentado em Linha de Passe, examinando-se as opiniões manifestadas pelos jornalistas a cada transmissão pós-jogo da seleção brasileira e contextualizando por pesquisas bibliográficas a importância do futebol no país e sua relação histórica com a identidade nacional. Após a realização da pesquisa percebeu-se a incompatibilidade de coexistência entre apoio a seleções nacionais e boa prática dos valores e missão social da profissão. Conclui-se que existe necessidade de compreensão acerca do jornalismo esportivo e dos efeitos de suas manifestações na influência exercida junto ao pensamento do espectador comum por parte dos profissionais e dos personagens públicos que lidam com a imprensa esportiva.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons