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dc.contributor.advisorHargreaves, Lisa Minari-
dc.contributor.authorRocha, Gabriela Sales da-
dc.identifier.citationModelagem em argila: estratégias de ensino através das criações híbridas de Francisco Brennand. 2013. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Artes Visuais, 2013.en
dc.description.abstractO presente estudo é o resultado da realização da oficina “Iniciação à Modelagem em Argila através de Elementos Híbridos de Francisco Brennand” ministrada pela autora como pré-requisito avaliativo da disciplina Estágio Supervisionado em Artes Plásticas 3, ofertada pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília à comunidade, com o objetivo de observar e analisar através da metodologia expositiva dialógica os desafios da criação híbrida3 e coletiva em modelagem em argila. Para tal fim, foi pesquisado o hibridismo presente na obra do artista pernambucano Francisco Brennand, adotando sua criação como fio condutor das práticas pedagógicas adotadas em sala de aula, cujo principal objetivo era o de levar aos participantes a experiência da criação coletiva, da convivência em grupo e, consequentemente, do desapego ao trabalho autoral. Para tanto, o material escolhido para dar vazão à proposta pedagógica foi a argila, devido a facilidade de acesso ao material e as possibilidades artísticas geradas a partir do uso escultórico da argila e de seu alto grau de plasticidade. O método utilizado foi o de observação dos participantes durante a realização das oficinas. A dúvida que deu origem a esse estudo foi: É possível se introjetar numa prática que é iminentemente pessoal e muitas vezes solitária, como a escultórica, o ato de criação coletiva, partindo da poética de um dos maiores escultores brasileiros: Francisco Brennand? A conclusão a que se chega com esse trabalho é que, em resposta a questão problema o objetivo foi alcançado parcialmente, visto que a Oficina obteve sucesso no que diz respeito a promover a socialização e a interação dos participantes, assim como a introdução das principais técnicas em modelagem em argila. No entanto, quanto ao quesito da criação de uma obra coletiva em lugar do trabalho autoral, isso não foi possível em virtude a alguns fatores que serão relatados em seguida. No que diz respeito a compreensão do conceito de hibridismo cultural presente na obra de Francisco Brennand o que se observa é que os participantes compreenderam esse conceito e o aplicaram na confecção de suas peças, alguns chegando a uma tentativa de cópia de uma das obras de Brennand. Por fim, conclui-se que a oficina de modelagem em argila serviu como um excelente laboratório para se compreender a dinâmica de uma prática pedagógica que envolve o processo de ensinar, mas também de aprender, fato que todo educador deve estar atento e aberto a entender.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArgilaen
dc.subject.keywordEsculturaen
dc.subject.keywordBrennand, Francisco, 1927-en
dc.subject.keywordCriação (Literária, artística, etc.)en
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.titleModelagem em argila : estratégias de ensino através das criações híbridas de Francisco Brennanden
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-10T23:44:29Z-
dc.date.available2014-04-10T23:44:29Z-
dc.date.issued2014-04-10T23:44:29Z-
dc.date.submitted2013-07-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7317-
dc.language.isoPortuguêsen
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