Resumo: | Este trabalho acontece em caráter teórico propositivo na análise da disponibilidade de um dos meios de comunicação na formação estética e no processo de educação visual: O livro de Artes Plásticas/Visuais para criança, se dando a investigação sobre o lugar que ocupam em livrarias. Por meio de seleção bibliográfica, navegações em rede e pesquisa de campo em quatro livrarias do Distrito Federal, pesquisou-se, o significado do livro na contemporaneidade, sua expansão e alterações sofridas no seu significado como objeto, como cultura. Investigou-se também, as características dos livros para as crianças, no que tange sua identificação, classificação, história, direcionamento a público específico, pensando aspectos pedagógicos e literários por um viés histórico, que se apoia em duas outras histórias – a do livro e a da criança – afunilando para a história do livro de arte para crianças no Brasil. Por fim, compartilham-se os resultados quantitativos e qualitativos das entrevistas as livrarias tecendo reflexões sobre a relação de um dos agentes que autenticam o tema arte dentro da literatura infantil, com o intuito de pesquisar a acessibilidade pelo lugar que ocupam, e dessa maneira, contribuir no incentivo do uso do livro de arte para a criança, como objeto criativo que é em seu todo, na fruição da vivência da arte-educação. |