Resumo: | Aborda o controle de autoridade e o modelo conceitual Functional Requirements for Authority Data (FRAD). Analisa registros de autoridade do catálogo da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI relacionados à entidade família, segundo indicada pelo FRAD. Apresenta, por meio de revisão de literatura, conceitos acerca do controle de autoridade, como trabalho de autoridade, catálogos de autoridade, registro de autoridade, dados de autoridade e o histórico sobre os estudos. Introduz normativas e padrões que dedicam parte de seus interesse ou todo ele ao controle de autoridade, Guidelines for authority records and references (GARR), Código de Catalogação Anglo-Americano – 2ª edição (AACR2), Formato MARC 21 para dados de autoridade e o FRAD. Confronta registros de autoridade selecionados a partir dos atributos e relacionamentos das entidades pessoa e família do FRAD com as normativas citadas. Discute sobre a quantidade de estudos sobre o tema na literatura nacional, a diferença do nível de preenchimento dos registros selecionados e breves considerações sobre as normativas utilizadas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Addresses the authority control and the conceptual model Functional Requirements for Authority Data (FRAD). Analyzes authority records from the catalog of Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI related to the family entity, according indicated by FRAD. Presents, through literature review, concepts about authority control, as authority work, authority catalogs, authority records, authority data and the history about the studies about it. Introduces standards that devote part of their interest or all of it to the authority control, Guidelines for authority records and references (GARR), Anglo-American Cataloging Rules - 2nd edition (AACR2), MARC 21 Format for authority data and FRAD. It confronts authority records selected from the attributes and relationships of the entities person and family of FRAD with the aforementioned standards. Discusses the amount of studies on the subject in the national literature on the subject, the difference in the level of completeness of selected records and briefly consider the standards used. |