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Título: A percepção dos alunos de Serviço Social na modalidade EAD acerca da formação profissional no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Isabela Fernanda Barros
Orientador(es): Sousa, Adrianyce Angélica Silva de
Assunto: Serviço social - estudo e ensino
Assistentes sociais - formação profissional
Educação à distância
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 8-Abr-2014
Referência: SILVA, Isabela Fernanda Barros. A percepção dos alunos de Serviço Social na modalidade EAD acerca da formação profissional no Distrito Federal. 2013. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Na sociedade brasileira, a educação de um modo geral e o ensino superior, em particular vem sofrendo um amplo processo de privatização e precarização das formas de ensino. Ainda que o fenômeno da privatização não seja recente, na atualidade ele ganha novos enfoques principalmente pelo desenvolvimento tecnológico que tem permitido o desenvolvimento de novas modalidades de ensino, dentre elas o ensino à distância. Realizado na contraface desta precarização a expansão do EAD torna essa realidade muito mais problemática, sob um discurso ideologizante de democratização do ensino. No caso do Serviço Social, a partir da concepção de formação explicitada nas Diretrizes Curriculares de 1996 o perfil do profissional que se pretende formar, crítico e propositivo, entra na contramão dessa modalidade de ensino. Dessa forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender a percepção dos alunos do Serviço Social na modalidade EAD acerca da formação profissional. O universo de pesquisa foi em 03 das 09 universidades que oferecem curso na modalidade EAD no Distrito Federal. Realizamos entrevistas gravadas orientadas por um roteiro com 22 alunos. Os dados coletados revelam um universo de problematizações à formação profissional em Serviço Social oferecida nesta modalidade de ensino. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
In Brazilian society, education in general and higher education in particular has undergone an extensive process of privatization and precarious forms of education. Although the phenomenon of privatization is not new, today he earns new approaches mainly by technological developments that have allowed the development of new methods of teaching, among them the EAD. Performed in this precarious counterface expansion of ODL makes this more problematic reality in a speech ideologizante democratization of education. In the case of social work, from designing training curriculum guidelines explicit in 1996 the professional profile that is to be formed, critical and intentional, goes against the grain of this type of education. Thus, this work Completion of course aims to understand the students' perception of Social Work in ODL mode about training. The research base was in 03 of the 09 universities that offer course in ODL mode in the Federal District. We conducted taped interviews guided by a roadmap with 24 students. The collected data reveal a universe of problematizations vocational training in Social Work offered in this type of education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Trabalho de Conclusão de Curso, 2013.
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