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Título: A participação do indígena brasileiro na rede mundial de computadores : uma análise do portal Índio Educa
Autor(es): Oliveira, Carolina Pereira de
Orientador(es): Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
Assunto: Índios
Internet
Inclusão digital
Direito à comunicação
Política de comunicação de massa
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 2-Abr-2014
Referência: OLIVEIRA, Carolina Pereira de. A participação do indígena brasileiro na rede mundial de computadores: uma análise do portal Índio Educa. 2013. 119 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho presente tem como objetivo trazer à tona a discussão sobre direito à comunicação, internet e os grupos indígenas. O debate tem como cerne a questão a respeito de como os novos meios e suas ferramentas podem auxiliar grupos historicamente excluídos à se inserirem em um novo modelo de comunicação (todos-todos). Através do prisma de que a comunicação é um direito de todos e, portanto, deve ser assegurado pelo Estado através de políticas públicas, o trabalho ressalta a importância de todos os grupos produzirem seu próprio discurso. Para entendermos o cenário atual é necessário analisarmos dados referente a inclusão digital e a produção de conteúdo por esses grupos. Para isso, o estudo analisou o portal Índio Educa, criado e mantido por indígenas de dez diferentes etnias. Os resultados nos revelam que o direito à comunicação e processo de inclusão digital precisam estar na pauta governamental e políticas públicas nesse sentido são de extrema importância. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to arise the debate on the right to communication, internet and indigenous groups. The debate has as a main purpose the question: how the new media and its tools may help to historically excluded groups to be part of a new communication model (all - all). Through the prism of that communication is a right and must therefore be ensured by the State through public policies, the paper highlights the importance of all groups produce their own speech. To understand the current situation it is necessary to analyze data related to digital inclusion and production of content for these groups. For this, the study examined the portal Índio Educa, created and maintained by indigenous of ten different ethnicities. The results reveal that the right to communication and digital inclusion process need to be in government agenda and public policies in this way are of utmost importance.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013.
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