Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NathaleMeloMartins.pdf2,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O midiativismo e os movimentos sociais : análise da campanha de divulgação da Marcha das Vadias no Facebook
Autor(es): Martins, Nathale Melo
Orientador(es): Del Bianco, Nélia Rodrigues
Assunto: Feminismo
Movimentos sociais
Redes sociais on-line
Computadores e civilização
Análise de conteúdo (Comunicação)
Análise do discurso
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 2-Abr-2014
Referência: MARTINS, Nathale Melo. O midiativismo e os movimentos sociais: análise da campanha de divulgação da Marcha das Vadias no Facebook. 2013. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As teorias dos movimentos sociais e a recente propagação de manifestações que se articulam por meio da internet, tais como o Occupy Wall Street e a onda de protestos conhecida como Primavera árabe, foram os referenciais teóricos a partir dos quais tentei entender e localizar a MdV-DF inserida no contexto das ações políticas que se organizam no universo expandido criado pela cibercultura. Sendo assim, este trabalho analisa a campanha de divulgação do coletivo Marcha das Vadias do Distrito Federal (MdV-DF) em 2013 com o intuito de perceber o alcance das ações de comunicação do coletivo na rede social do Facebook e identificar os discursos desse movimento social. Para realizar esse objetivo, fiz pesquisas por meio de observação participante e de entrevistas com cinco integrantes da comissão de comunicação. Tive como base os princípios da análise de discurso e de conteúdo para entender e interpretar as campanhas realizadas pelo coletivo. Usando esses métodos, pude apreender as principais características desse coletivo feminista do Distrito Federal e identificá-lo como parte do chamado Midiativismo. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The social movement theory and the recent dissemination of groups articulated thought the internet, such as the Occupy Wall Street movement and the protests wave known as Arab Spring, were the theoretical background from which I tried to understand the internet activism and locate the Distrito Federal Slutwalk (MdV-DF) in this context of political actions organized in the expanded universe created by cyberculture. This work analyses the Distrito Federal Slutwalk (MdV-DF) publicity campaign in 2013, aiming to perceive the reach of its communication actions in Facebook and identify the discourse of this social movement. In order to attain this objective, I employed the participant observation method and carried out semi-structured interviews with five comunication comission participants. Throughout this study, I based myself on the principles of content and discourse analysis to understand and interpret the campaigns. Using these methods I could apprehend the main characteristics of this feminist group from Distrito Federal and identify it as part of the so called Internet Activism.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons